Quando devemos fazer o sinal da cruz?
Índice:
- Quando devemos fazer o sinal da cruz?
- Qual a razão do sinal da Cruz?
- Qual é o formato do sinal da Cruz?
- Será que o sinal da Cruz é falso?
- Quais são os sinais da Cruz?
Quando devemos fazer o sinal da cruz?
No culto ou missa o sinal da cruz é empregado em momentos específicos: o povo o faz no início da Eucaristia, no Evangelho e na benção final, e o sacerdote oficiante ainda o traça sobre o pão e o vinho no momento da Consagração.
Qual a razão do sinal da Cruz?
- A cruz é o símbolo maior de cada cristão. No entanto, há dúvida sobre o significado desse sinal aos católicos. E a razão do sinal da cruz ser traçado sobre a testa, peito, e coração, como ainda os momentos em que se deve fazê-lo. De modo claro, a cruz é importante já que se trata de marca da salvação de cada um, dada por Jesus.
Qual é o formato do sinal da Cruz?
- O formato do sinal é um lembrete da cruz de Cristo. Historicamente, o sinal já foi visto como representativo da trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Através da fé no Senhor Jesus Cristo e Sua morte substitutiva na cruz, a salvação é estendida como um presente a toda a humanidade.
Será que o sinal da Cruz é falso?
- O sinal da cruz foi, em certas épocas, associado a poderes sobrenaturais tais como expulsão do mal, demônios, etc. Este aspecto místico do sinal da cruz é completamente falso e não pode, de forma alguma, ter sustentação bíblica.
Quais são os sinais da Cruz?
- Nesses momentos, ao traçar sobre o corpo o sinal da cruz, que se faça com a devida devoção, eis que é na sagrada liturgia que se opera a santificação dos homens e na qual, por meio de sinais sensíveis, prestamos o culto público de Deus.