:

O que é a fenomenologia do espírito?

Índice:

  1. O que é a fenomenologia do espírito?
  2. Qual o objetivo de sua obra Fenomenologia do Espírito?
  3. O que estuda a fenomenologia do espírito?
  4. Quem escreveu fenomenologia do espírito?
  5. O quê Hegel entende por espírito?
  6. Qual o objeto da lógica hegeliana?
  7. Quem foi Hegel e o que ele defendia?
  8. Qual o significado da fenomenologia?
  9. Como cabe ao filósofo interpretar os fenômenos?
  10. Por que os fenômenos são entendidos?
  11. Qual o sentido comum do fenômeno?

O que é a fenomenologia do espírito?

Trata-se de uma complexa obra em que Hegel filosofa sobre a formação da consciência. Segundo o autor, a consciência se expande e se modifica de acordo com os conflitos dos desejos, ou conflitos com outras consciências, derivados de experiências sociais. ...

Qual o objetivo de sua obra Fenomenologia do Espírito?

Hegel em sua obra, A Fenomenologia do Espírito, busca compreender a alma no plano humano e divino, no plano da consciência singular e no plano da consciência universal, tudo ao mesmo tempo. ... O saber absoluto não é algo inacessível ao saber, mas é o saber de si mesmo no saber da consciência: a auto-reflexão.

O que estuda a fenomenologia do espírito?

A "Fenomenologia do Espírito" ("Phänomenologie des Geistes", título original) é uma obra escrita pelo filósofo alemão Gerog Wilhelm Friedrich Hegel, que aborda o processo de formação da consciência humana.

Quem escreveu fenomenologia do espírito?

Georg Wilhelm Friedrich Hegel Fenomenologia do Espírito/Autores

O quê Hegel entende por espírito?

O espírito, segundo Hegel, é a ideia em si e por si, e se manifesta de três formas: espírito subjetivo, espírito objetivo e espírito absoluto. O espírito subjetivo refere-se à alma, à consciência e à razão. O espírito objetivo envolve o Direito, a Moralidade e o Costume.

Qual o objeto da lógica hegeliana?

As determinações lógicas tem em Hegel também um caráter ontológico: elas não são apenas um conteúdo do saber, mas devem ser compreendidas igualmente como o "interior do mundo". O propósito de Hegel é a desenvolver uma dedução sistemática das categorias, e estabelecer sua necessidade.

Quem foi Hegel e o que ele defendia?

Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1830) foi um filósofo alemão idealista que abriu novos campos de estudo na História, Direito, Arte, entre outros, através dos seus postulamentos e da lógica dialética. O pensamento de Hegel influenciou pensadores como Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer, Friedrich Engels e Karl Marx.

Qual o significado da fenomenologia?

  • Na história da filosofia, a fenomenologia tem três significados especiais. Na segunda metade do século XVIII, era sinônimo de "teoria das aparências", expressão cunhada pelo filósofo Jean-Henri Lambert para distinguir a aparência das coisas do que elas são em si mesmas.

Como cabe ao filósofo interpretar os fenômenos?

  • Cabe ao filósofo interpretar os fenômenos, única e exclusivamente, tal qual eles aparecem. Platão (427-348), em sua "teoria das ideias", afirmava que a aparência das coisas é falsa e o verdadeiro conhecimento devia ser buscado pelo uso exclusivo da razão.

Por que os fenômenos são entendidos?

  • Os fenômenos são entendidos pela representação que a consciência faz do mundo. O entendimento deve ser entendido sempre como "consciência de algo". Com isso, o autor nega a ideia tradicional da consciência como uma qualidade humana, vazia, que pode ser preenchida com algo.

Qual o sentido comum do fenômeno?

  • O senso comum compreende um fenômeno como algo extraordinário ou fora do habitual. Já, a concepção do termo no vocabulário da filosofia representa, pura e simplesmente, como uma coisa aparece ou se manifesta. Fenômeno tem origem na palavra grega phainomenon, que significa "aquilo que aparece", "observável".