:

Porque os brasileiros falam no diminutivo?

Índice:

  1. Porque os brasileiros falam no diminutivo?
  2. Porquê usar palavras no diminutivo?
  3. O que é diminutivo depreciativo?
  4. Porque algumas palavras no diminutivo terminam com Inho e outras com Zinho?
  5. Como usar palavras no diminutivo?
  6. Porque não falar no diminutivo?
  7. Qual o significado do diminutivo?
  8. Como é formado o diminutivo?
  9. Qual é o diminutivo na língua portuguesa?
  10. Quais são as palavras comumente ditas no diminutivo?

Porque os brasileiros falam no diminutivo?

Os brasileiros também usam diminutivos para se safar, como uma maneira indireta de dizer algo não totalmente lisonjeiro. O exemplo mais famoso disso é o bonitinho/a. ... Mas no léxico brasileiro também é transformado para se referir a alguém que talvez não seja o mais bonito da sala, mas que tenha seu próprio charme.

Porquê usar palavras no diminutivo?

"O diminutivo é uma maneira afetuosa e cautelosa de usar a linguagem. Carinhoso porque costumamos usá-lo para designar o que é agradável, aquelas coisas tão afáveis que se deixam diminuir sem perder o sentido.

O que é diminutivo depreciativo?

Lembre-se que para dar entonação depreciativa, use “eco” ou “inho”, “inha”: livreco, jornaleco, essa patricinha, esse doutorzinho, etc. Há muitos outros diminutivos, mas em geral, estes são os que mais causam equívocos. Porém, os que podem causar maior estranheza são “fotinho” e “motinho”.

Porque algumas palavras no diminutivo terminam com Inho e outras com Zinho?

Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.

Como usar palavras no diminutivo?

Porém, dependendo do contexto em que ele é utilizado, pode assumir diversos efeitos de sentido e significações:

  1. Atenuar Sentido. Ex: Senti um friozinho na barriga.
  2. Reforçar Sentido. Ex: João, vá depressinha buscar meu remédio.
  3. Afetividade. Ex: Que bolinho gostoso sua vó faz!
  4. Forma consolidada. ...
  5. Atenção:

Porque não falar no diminutivo?

O recomendável é que ao conversar com uma criança que está aprendendo a falar os adultos evitem utilizar o diminutivo, pois, aumenta o tamanho das palavras e faz com que uma palavra simples que poderia ser reproduzida pela criança, por conter poucas sílabas, é dificultada de acordo com o modelo de fala do adulto.

Qual o significado do diminutivo?

  • O linguista da Universidade de Brasília Marcos Bagno explica: "O diminutivo em 'inho' e 'inha', além de indicar o tamanho pequeno de algo, traz uma sensação de bondade e afeição - muito característicos do espírito brasileiro". A advogada Suzana Vaz, do Rio de Janeiro, é uma das muitas brasileiras que adoram usar diminutivos.

Como é formado o diminutivo?

  • Nas palavras proparoxítonas e nas palavras que terminam em sílaba pesada, o diminutivo é formado através da afixação do morfema -zinho, como mostra (2)1: (2) a. lâmpada -> lampadazinha número -> numerozinho

Qual é o diminutivo na língua portuguesa?

  • Na língua portuguesa, o diminutivo é o grau do substantivo que se forma por acrescentamento de um sufixo, geralmente "inho/a" e "ito/a", além de poder conter mais de uma palavra. Ele representa uma forma menor, geralmente em tamanho, do que a palavra normal. O diminutivo serve funções estilísticas e pragmáticas bem definidas, ...

Quais são as palavras comumente ditas no diminutivo?

  • Vou citar alguns exemplos de palavras comumente ditas no diminutivo e que muitas vezes não querem dizer a verdade da intenção de quem as profere.