Qual a principal forma de infecção pelo EBV?
Índice:
- Qual a principal forma de infecção pelo EBV?
- Quais são os testes anti-EBV?
- Será que o paciente teve infecção prévia por EBV?
- Como ocorre a reativação do EBV?
- Por que o EBV provoca infecções hepáticas?
Qual a principal forma de infecção pelo EBV?
Transmissão. A transmissão pode ocorrer por transfusão de derivados de sangue, mas mais frequentemente por meio do beijo entre uma pessoa não infectada e uma pessoa EBV-soropositiva assintomaticamente transmissora do vírus. Somente cerca de 5% dos pacientes adquirem EBV de alguém com infecção aguda.
Quais são os testes anti-EBV?
- Os testes para anticorpos anti-EBV podem ser utilizados para determinar se os sintomas dessas pessoas são ou não resultantes da infecção atual pelo vírus. Muitas vezes é importante diferenciar o EBV de outras doenças. Por exemplo, diagnosticar as causas dos sintomas em uma paciente grávida.
Será que o paciente teve infecção prévia por EBV?
- Caso o paciente apresente testes IgG anti-VCA e IgG anti-EA-D positivos, é muito provável que ele tenha uma infecção atual ou recente por EBV. Quando o IgM anti-VCA é negativo, mas os anticorpos IgG anti-VCA e EBNA são positivos, provavelmente o indivíduo teve uma infecção prévia por EBV.
Como ocorre a reativação do EBV?
- A reativação do EBV dificilmente ocorre em pacientes imunocompetentes, em contraste com outros herpesvírus comuns, mas tem sido associada a doença linfoproliferativa agressiva em receptores de transplante [ Clinical manifestations and treatment of Epstein-Barr virus infection – UpToDate atualização 2017, Pediatrics in Review ].
Por que o EBV provoca infecções hepáticas?
- Enquanto o EBV provoca infecções hepáticas e pode ser relacionado aos linfomas pós – transplante. Está fortemente associado ao desenvolvimento do Linfoma de Burkitt, carcinoma nasofaríngeo e linfoma Hodgkin e não-Hodgkin entre outros tipos de neoplasias.