Quando o resultado do exame fan da não reagente?
Índice:
- Quando o resultado do exame fan da não reagente?
- O que quer dizer FAN não reagente?
- O que é anticorpos citoplasmáticos não reagente?
- O que significa amostra não reagente para anticorpos contra Antigenos intracelulares?
- O que significa ter um FAN positivo?
- Como é feito o exame de fan?
- Quando o resultado de um exame é “não reagente”?
- Quais são os tipos de fans?
Quando o resultado do exame fan da não reagente?
Entendendo o resultado do FAN De modo geral, quando o FAN é não reagente, ou negativo, apresenta os valores 1/40, 1/80 ou 1/60. No caso de valores acima de 1/320, pode haver a possibilidade de uma doença auto-imune, mas o exame por si só não é suficiente para o diagnóstico, por isso a importância do médico.
O que quer dizer FAN não reagente?
O que significam os resultados Em pessoas saudáveis o exame FAN normalmente é negativo ou não reagente, apresentando valores como 1/40, 1/80 ou 1/160. No entanto, isso não significa que sempre que é negativo não existe uma doença autoimune.
O que é anticorpos citoplasmáticos não reagente?
Se auto-anticorpo for contra o citoplasma das células, vários citoplasmas ficarão brilhando, e assim por diante. Se não houver auto-anticorpos, nenhuma parte das células ficará fluorescente, caracterizando um FAN não-reativo. Os resultados são repetidos após várias diluições do sangue, até a fluorescência desaparecer.
O que significa amostra não reagente para anticorpos contra Antigenos intracelulares?
Não reagente significa o resultado negativo de determinado exame. No âmbito da medicina, consiste na indicação da não existência de determinada doença no organismo examinado. A expressão “não reagente” é explicada pelo fato do reagente não reagir com o sangue do paciente, apresentando assim uma amostra negativa.
O que significa ter um FAN positivo?
As doenças mais associadas com fator antinuclear positivo são as doenças autoimunes sistêmicas, como o Lúpus e a Esclerodermia (esclerose sistêmica). O FAN pode ser positivo também em doenças autoimunes restritas a alguns órgãos, como tireoidite de Hashimoto e hepatite auto-imune.
Como é feito o exame de fan?
- O exame de FAN é feito com amostras de sangue do paciente suspeito de ter uma doença autoimune. No laboratório conseguimos identificar todos os anticorpos circulantes no sangue através da adição de um corante fluorescente ao sangue.
Quando o resultado de um exame é “não reagente”?
- Por exemplo, quando o resultado de um exame é “HIV não reagente” significa que o indivíduo não está contaminado com o vírus desta doença.. Sempre que o resultado for “não reagente” nos documentos de exames, significa que o indivíduo não possui aquela doença, ou esta ainda não está desenvolvida em seu organismo naquele momento.
Quais são os tipos de fans?
- Existem várias tipos de anticorpos, ou seja de FANs, que podem atacar grupos específicos de nossas células: células dos olhos, ou dos rins, ou da pele, etc. Para fazer o exame de FAN os médicos retiram um pouco do nosso sangue e misturam essa amostra com uma substância florescente, tipo um corante celular.