:

O que significa exame Fan núcleo reagente?

Índice:

  1. O que significa exame Fan núcleo reagente?
  2. O que significa não reagente no exame Beta HCG?
  3. O que significa reagente no exame?
  4. Como interpretar o resultado do exame FAN?
  5. Quais os sintomas de quem tem FAN positivo?
  6. Como é feito o exame de fan?
  7. Quando o resultado de um exame é “não reagente”?
  8. Como eu reagente em todos os exames?
  9. Quais são os tipos de fans?

O que significa exame Fan núcleo reagente?

Se o FAN vem positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus. Já se o padrão da fluorescência estiver no núcleo com aspecto “pontilhado fino denso”, temos mais provavelmente uma pessoa saudável.

O que significa não reagente no exame Beta HCG?

A expressão “não reagente” é explicada pelo fato do reagente não reagir com o sangue do paciente, apresentando assim uma amostra negativa. O termo não reagente é usado sempre em exames de sangue, exames de gravidez (Beta HCG), de doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, sífilis, entre outras.

O que significa reagente no exame?

Quando o resultado mostra IgG reagente (positivo) e IgM não reagente (negativo), significa que o paciente já teve contato com a doença anteriormente. Como o IgG tem uma duração relativamente maior, é possível detectar através do exame a presença do anticorpo no sangue.

Como interpretar o resultado do exame FAN?

O que significam os resultados Em pessoas saudáveis o exame FAN normalmente é negativo ou não reagente, apresentando valores como 1/40, 1/80 ou 1/160. No entanto, isso não significa que sempre que é negativo não existe uma doença autoimune.

Quais os sintomas de quem tem FAN positivo?

Geralmente, o médico pode desconfiar destas doenças se a pessoa estiver com sintomas que demoram muito tempo para desaparecer como manchas vermelhas no corpo, inchaço, dor constante nas articulações, cansaço excessivo ou febre leve, por exemplo.

Como é feito o exame de fan?

  • O exame de FAN é feito com amostras de sangue do paciente suspeito de ter uma doença autoimune. No laboratório conseguimos identificar todos os anticorpos circulantes no sangue através da adição de um corante fluorescente ao sangue.

Quando o resultado de um exame é “não reagente”?

  • Por exemplo, quando o resultado de um exame é “HIV não reagente” significa que o indivíduo não está contaminado com o vírus desta doença.. Sempre que o resultado for “não reagente” nos documentos de exames, significa que o indivíduo não possui aquela doença, ou esta ainda não está desenvolvida em seu organismo naquele momento.

Como eu reagente em todos os exames?

  • Estou em um bate e volta de exames, tive fan reagente 1/320 misto de nuclear pontilhado fino e nucleolar pontilhado, ok minha reumato pediu pra eu refazer os exames mas iniciou tratamento para lúpus ja que eu apresento sintomas, taís como o fenômeno de Raynaud e quando refiz os exames o fan deu não reagente em todos mas deu C4 baixo.

Quais são os tipos de fans?

  • Existem várias tipos de anticorpos, ou seja de FANs, que podem atacar grupos específicos de nossas células: células dos olhos, ou dos rins, ou da pele, etc. Para fazer o exame de FAN os médicos retiram um pouco do nosso sangue e misturam essa amostra com uma substância florescente, tipo um corante celular.