Quais são os principais erros em relação as regências?
Índice:
- Quais são os principais erros em relação as regências?
- O que é um erro de regência nominal?
- Como descobrir se a regência está certa?
- Em qual das alternativas Há um erro de regência verbal do verbo assistir?
- O que é um erro de concordância?
- Como identificar uma regência nominal?
- Qual é a regência do verbo gostar na frase?
- Qual o significado da palavra regência?
- Qual é o segundo tipo de regência?
- Qual a relação sintática entre a regência e a ligação?
- Qual a relação entre o regente e o regido?
Quais são os principais erros em relação as regências?
Erros de regência verbal Procuro obedecer os mandamentos divinos. (Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo.
O que é um erro de regência nominal?
Erro mais comum de regência nominal: Certeza que: Por exemplo: Nós temos certeza que seu amigo não esteve aqui hoje. OBS: Ainda que seja comum na Norma Culta — entre os grupos de pessoas mais escolarizadas —, “certeza que” não é a regência que a Norma Padrão prescreve.
Como descobrir se a regência está certa?
Regência Verbal
- Assistir. a) com o sentido de ver exige preposição: ...
- Chegar. O verbo chegar é regido pela preposição “a”: ...
- Obedecer. O verbo obedecer é transitivo indireto, logo, exige preposição: ...
- Visar. a) com o sentido de objetivo exige preposição: ...
- Esquecer. ...
- Querer. ...
- Aspirar. ...
- Informar.
Em qual das alternativas Há um erro de regência verbal do verbo assistir?
Questão 4. (Fiocruz) Assinale a frase onde a regência do verbo assistir está errada. ... Isso porque o verbo "assistir" seguido de complemento com preposição (objeto indireto), tem o sentido de "ver". Seguido de complemento sem preposição (objeto direto), tem o sentido de "ajudar".
O que é um erro de concordância?
A concordância verbal ou nominal pode ser classificada como uma forma de “harmonizar” a ligação entre os termos de alguma sentença. ... Esses termos podem ser substantivos, pronomes, verbos, numerais e adjetivos, por exemplo.
Como identificar uma regência nominal?
Sempre que o termo regente for um substantivo, adjetivo ou advérbio (um nome), estamos falando de regência nominal. Nesse caso, é necessário o uso de preposição entre o termo regente e o termo regido.
Qual é a regência do verbo gostar na frase?
No sentido de achar bom, ter afeição, aprovar, "Gostar" é Transitivo Indireto e exige a preposição de: Gosto de maçã.
Qual o significado da palavra regência?
- “Reger” significa, de modo simplificado, “comandar algo”. Sendo assim, a regência diz respeito a uma certa “hierarquia” entre os termos de uma oração. Para explicar ainda melhor, quando falamos sobre regência, falamos sobre como os verbos — ou os nomes, no caso do tipo nominal — comandam as frases.
Qual é o segundo tipo de regência?
- Agora, falaremos sobre o segundo tipo de regência: a regência nominal. Esse assunto cai um pouco menos nas provas, mas, quando dá as caras, costuma “dar uma rasteira” nos candidatos. Esse, é claro, não será o seu problema, pois você estará bem preparado com os conceitos que verá a seguir!
Qual a relação sintática entre a regência e a ligação?
- A abstrata relação sintática entre a regência em teorias da regência e da ligação, uma gramática de estrutura frasal, é a extensão da noção tradicional de caso de regência. Os verbos regem seus objetos, e mais genericamente, os elementos principais (verbo, sujeito e predicativos) regem seus dependentes. A rege B se e apenas se:
Qual a relação entre o regente e o regido?
- Assim como na regência verbal, há um regente (no caso, o nome) e um regido (o complemento). Além disso, também podemos estabelecer uma relação de dependência entre essas partes.