Qual é considerado o estádio fenológico mais crítico do milho?
Índice:
- Qual é considerado o estádio fenológico mais crítico do milho?
- O que significa estádios fenológicos de uma cultura?
- Em qual estádio fenológico do milho o déficit hídrico provoca maiores perdas?
- Em qual estádio fenológico do milho ocorre o pendoamento?
- Qual é o período mais crítico em água do milho?
- Qual a duração dos estádios fenológicos na cultura da soja?
- Quais são os estádios fenológicos da soja?
- Qual o seu estádio de desenvolvimento?
- Quais são os fenômenos da fenologia?
- Qual o estádio de emergência do V1?
Qual é considerado o estádio fenológico mais crítico do milho?
O número de óvulos (grãos em potencial) em cada espiga, assim como o tamanho da espiga, é definido em V12, quando ocorre perda de duas a quatro folhas basais. Pode-se considerar que, nessa fase, inicia-se o período mais crítico para a produção, o qual se estende até a polinização.
O que significa estádios fenológicos de uma cultura?
Sendo uma planta que responde ao acúmulo térmico diário, ou seja, suas etapas fenológicas e seu ciclo como todo, são determinados pelo número de horas de calor diário que a cultura consegue acumular. ...
Em qual estádio fenológico do milho o déficit hídrico provoca maiores perdas?
1. O deficit hídrico tem maior impacto sobre o rendi- mento de grãos de milho quando ocorre no florescimento. 2. A redução no rendimento de grãos de milho e o grau do deficit hídrico no florescimento apresentam uma relação quadrática.
Em qual estádio fenológico do milho ocorre o pendoamento?
O crescimento e desenvolvimento de uma planta de milho é dividido em dois grandes estádios: o vegetativo e o reprodutivo. Durante o estádio vegetativo, que possui um número relativo de estádios entre VE (emergência) e VT (pendoamento), ocorre o desenvolvimento da planta.
Qual é o período mais crítico em água do milho?
O período de máxima exigência é na fase do embonecamento ou um pouco depois dele, por isso déficits de água que ocorrem nesse período são os que provocam maiores reduções de produtividade. Déficit anterior ao embonecamento reduz a produtividade em 20 a 30%; no embonecamento em 40 a 50% e após em 10 a 20%.
Qual a duração dos estádios fenológicos na cultura da soja?
Maturidade completa: neste período 95% das vagens encontram-se maduras e serão necessários cerca de 5 a 10 dias para que a umidade atinja 15% ou menos.
Quais são os estádios fenológicos da soja?
- Para isso, reunimos neste texto um detalhamento dos estádios fenológicos da soja e, os momentos “chave” de maior sensibilidade à estresses hídricos, bem como, para realizar monitoramento/controle de pragas, doenças e plantas daninhas, visando altas produtividades e melhor utilização de recursos.
Qual o seu estádio de desenvolvimento?
- Muitas culturas de grãos de interesse agronômico possuem definições de seus estádios de desenvolvimento e, tão importante quanto saber manejar uma lavoura é saber em qual estádio fenológico ela se encontra e quais são as peculiaridades deste momento.
Quais são os fenômenos da fenologia?
- A migração das aves e a floração e frutificação de plantas são exemplos de fenômenos cíclicos estudados pela fenologia. Ela estuda as mudanças exteriores (morfologia) e as transformações que estão relacionadas ao ciclo da cultura.
Qual o estádio de emergência do V1?
- V1 – Emergência. Este estádio é conhecido como “cotilédone ajoelhado”, onde os cotilédones se encontram visíveis acima da superfície do solo e começam a se separar, neste momento também pode ser observado a presença de folhas primárias. A partir deste estádio, até o V3 deve-se redobrar atenção com a presença de pragas de solo e desfolhadoras.