O que é espaço de Virchow Robin?
Índice:
- O que é espaço de Virchow Robin?
- O que é alargamento do espaço Perivascular?
- O que é Degeneracao Aterosclerotica dos vasos intracranianos?
- O que é Cisto Neuroglial?
- O que é espaço Liquorico?
- O que é ateromatose das artérias Carotidas internas?
- Qual o tratamento para ateromatose intracraniana?
O que é espaço de Virchow Robin?
RESUMO - Os espaços de Virchow-Robin (EVR) são invaginações do espaço subpial, formando uma bainha de revestimento tubular contendo um vaso, que separa o espaço subaracnóide do subpial. A ressonância magnética (RM) é o único método de imagem capaz de avaliar este detalhe anatômico.
O que é alargamento do espaço Perivascular?
Espaços perivasculares dilatados estão associados à doença de pequenos vasos, mas não à doença de Alzheimer, e sua significância clínica parece ser mínima.
O que é Degeneracao Aterosclerotica dos vasos intracranianos?
A doença carotídea aterosclerótica ou estenose de carótida acontece quando há um estreitamento ou obstrução do fluxo sanguíneo nas artérias carótidas por placas de ateroma que são formadas por algumas substâncias como gordura e cálcio. Esse fenômeno é conhecido como aterosclerose.
O que é Cisto Neuroglial?
Cisto neuroglial Lesão congênita rara, revestida por células gliais e localizada dentro da substância branca, tipicamente unilocular, bem definida, com bordas lisas e arredondadas, apresentando intensidade de liquor na RM e sem edema circunjacente.
O que é espaço Liquorico?
O líquor é um líquido presente na medula espinhal e que banha também as membranas (meninges) que protegem o cérebro. Sua função é de amortecedor, impedindo que impactos afetem delicadas estruturas neurológicas, além de proteger contra germes e bactérias, além de outras funções.
O que é ateromatose das artérias Carotidas internas?
Ateromatose carotídea é uma patologia degenerativa e obstrutiva que acomete às carótidas, ocorrendo como resposta inflamatória, evoluindo com formação de placas ateromatosas, causando sintomas de acordo com o grau de estenose e/ou liberação de partículas de placa que podem comprometer a circulação do cérebro.
Qual o tratamento para ateromatose intracraniana?
Objetivos: A doença ateromatosa intracraniana sintomática possui prognóstico desfavorável. A indicação do tratamento endovascular com angioplastia transluminal percutânea (ATP) assistida com stent deve ser realizada de acordo com: a eficácia, segurança, complicações e o risco de re-estenose a longo prazo.