O que significa o enfoque zetético?
Índice:
- O que significa o enfoque zetético?
- Quais são as funções da dogmática jurídica?
- O que é o direito e a moral?
- Por que o direito é dogmático?
- Qual a relação entre a zetética e a dogmática jurídica?
- Por que a especulação dogmática é restrita?
O que significa o enfoque zetético?
Por isso, “o enfoque zetético visa saber o que é uma coisa, já o enfoque dogmático preocupa-se em possibilitar uma decisão e orientar a ação” (FERRAZ JR, 2003). ... A zetética tem como âmbito investigativo parâmetros amplos, como característica principal o constante questionamento, ou seja, a zetética não se limita.
Quais são as funções da dogmática jurídica?
Pois neste sentido, a função da dogmática é ensinar, doutrinar, expor, direcionar, sistematizar os pontos fundamentais declarados como certos e indiscutíveis (dogmas) de uma religião ou seita. A dogmática jurídica possui uma posição isolada e tem como princípio prefixado a norma jurídica.
O que é o direito e a moral?
Moral é individual, interna, pertence à conduta individual da pessoa, ao seu consciente ou inconsciente, ao seu íntimo, enquanto o Direito representa sempre uma alteridade, uma relação jurídica, uma norma de agir dotada de sanção e coerção, projetando-se, portanto, externamente.
Por que o direito é dogmático?
- O Direito, por sua vez, é mais dogmático. Contudo, as céleres transformações do mundo moderno ordenam, para uma compreensão mais apurada das necessidades humanas, seja introduzida a forma zetética de pensar o Direito, sob o risco de torná-lo ineficaz. Nesse ponto, ressalta-se o grande valor da Filosofia para o Direito.
Qual a relação entre a zetética e a dogmática jurídica?
- Tanto no plano geral de investigações científicas quanto especificamente no âmbito jurídico, zetética e dogmática se complementam, com uma criticando e desconstruindo o conhecimento estabelecido e a outra buscando otimizá-lo para uso prático. Por isso, considera-se a Introdução ao Estudo do Direito um estudo zetético da dogmática jurídica.
Por que a especulação dogmática é restrita?
- A especulação dogmática, portanto, é restrita com propósito de buscar soluções, demarcando ponto de partida e de chegada — um questionamento finito. Isto não significa que na zetética ocorra uma abolição total de premissas, até porque assim seria impossível conduzir um raciocínio.