Quais são os primeiros sintomas de câncer de pulmão?
Índice:
- Quais são os primeiros sintomas de câncer de pulmão?
- O que é lesão neoplásica no pulmão?
- Quais os sintomas de nódulo no pulmão?
- Como identificar o nódulo no pulmão?
- Qual o aspecto do nódulo pulmonar?
- Como saber se um nódulo é maligno?
- Qual o tratamento do nódulo benigno?
Quais são os primeiros sintomas de câncer de pulmão?
Os sinais e sintomas mais comuns do câncer de pulmão são:
- Tosse.
- Tosse com expectoração mucosa.
- Tosse com expectoração com sangue.
- Dor no peito.
- Rouquidão.
- Perda de apetite.
- Perda de peso inexplicada.
- Falta de ar.
O que é lesão neoplásica no pulmão?
As neoplasias pulmonares representam um grande grupo de doenças, tendo como principal representante o câncer de pulmão. Atualmente, este câncer é a principal de causa de morte por neoplasias nos Estados Unidos, tanto entre homens quanto entre mulheres.
Quais os sintomas de nódulo no pulmão?
Sintomas de nódulo maligno Porém, alguns sintomas que podem alertar para a presença de alterações nos pulmões, como nódulos, e que devem ser avaliados por um pneumologista, incluem dificuldade para respirar, cansaço fácil, dor no peito e sensação de falta de ar.
Como identificar o nódulo no pulmão?
- O nódulo no pulmão pode ser identificado em um simples exame de rotina, por isso é importante estar com seu checkup em dia. Um raio X de tórax ou uma tomografia computadorizada basta para isso. Durante o exame pode ser identificado alguns caroços diferentes, eles podem ser:
Qual o aspecto do nódulo pulmonar?
- O nódulo pulmonar é algum tipo de inflamação, infecção para defesa do organismo ou a cicatriz de uma doença curada no pulmão e eles geralmente não doem. Esse caroço no pulmão pode se apresentar em dois aspecto, veja: benigno, ou seja, não apresenta nenhum risco para saúde, é o caso de uma cicatriz, por exemplo.
Como saber se um nódulo é maligno?
- Para saber se um nódulo é maligno, geralmente, o pneumologista pede outros exames de imagem, como tomografia computadorizada ou pet-scan, e, cerca de 4 meses depois, repete esses exames para avaliar se o nódulo cresceu ou se mudou de forma e aparência.
Qual o tratamento do nódulo benigno?
- O tratamento varia de acordo com o tipo, sendo que no caso do nódulo benigno, normalmente, não é recomendado qualquer tipo de tratamento, fazendo-se apenas uma avaliação constante com um raio X por ano, ou a cada 2 anos, para garantir que o nódulo não aumenta de tamanho, nem altera suas características.