:

O que é defesa da educação pública?

Índice:

  1. O que é defesa da educação pública?
  2. O que defende o sociologo Florestan Fernandes a respeito da educação?
  3. O que é qualidade social da educação e como a escola deve se organizar para atingí lá?
  4. O que é qualidade social?
  5. Quais artigos da Constituição brasileira Dedicam-se a educação brasileira?
  6. O que caracteriza o pensamento de Florestan Fernandes?
  7. Qual é o conceito de escola Segundo Florestan Fernandes?
  8. Qual o conceito de Educação?
  9. Como é expresso o direito à educação escolar?
  10. Qual o seu direito à educação?
  11. Qual é a qualidade da Educação?

O que é defesa da educação pública?

A nossa Constituição Federal de 1988 garante a todos os brasileiros o direito à saúde, à educação, ao trabalho, à moradia, entre outros. Defender a educação como um direito fundamental da humanidade é um dever de todos nós.

O que defende o sociologo Florestan Fernandes a respeito da educação?

Florestan Fernandes acreditava que a educação deveria ser, para os alunos, uma experiência transformadora que desenvolvesse a criatividade, dando condições de se libertar da opressão social. Mas, para isso, a escola deveria deixar de reproduzir os mecanismos de dominação de classe da sociedade.

O que é qualidade social da educação e como a escola deve se organizar para atingí lá?

A escola de qualidade social é aquela que atenta para um conjunto de elementos e dimensões socioeconômicas e culturais que circundam o modo de viver e as expectativas das famílias e de estudantes em relação à educação; que busca compreender as políticas governamentais, os projetos sociais e ambientais em seu sentido ...

O que é qualidade social?

qualidade social, de cunho mais democrático, nasce para a humanização, a igualdade e a coletividade, como um contraponto ao caráter mercadológico e discriminatório das políticas neoliberais. ... O tema qualidade de ensino vem sendo amplamente debatido em diversos setores da sociedade nos últimos anos.

Quais artigos da Constituição brasileira Dedicam-se a educação brasileira?

Diz o artigo 205 da Constituição Federal de 1988: " A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".

O que caracteriza o pensamento de Florestan Fernandes?

Para Florestan Fernandes, a educação deveria ser laica, gratuita e libertadora. Questionava a autoridade/autoritarismo do professor em sala de aula, sua postura como reprodutor do conhecimento e seu papel na construção de uma sociedade igualitária.

Qual é o conceito de escola Segundo Florestan Fernandes?

A escola de Florestan Fernandes Para ele, as escolas também tinham um papel importante na busca por equilíbrio e paz social, que seria potencializado se as escolas fossem mais integradas e formassem uma rede, um “sistema comunitário de instituições sociais”.

Qual o conceito de Educação?

  • Tomemos o conceito de educação “como sinônimo de escolaridade, medida institucional específica para a transmissão de conhecimentos e habilidades” (OUTHWAITE; BOTTOMORE, 1996, p. 233). De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), no Art. 26, a educação é direito de todos. Conforme consta:

Como é expresso o direito à educação escolar?

  • Tais propostas encontram-se expressas também no atual Plano Nacional da Educação (2014- 2024). Assim buscamos compreender como as políticas públicas tem se organizado para alcançar este objetivo que está expresso nos documentos de base legal em nosso país. O direito à educação escolar está explícito em vários documentos no Brasil.

Qual o seu direito à educação?

  • De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), no Art. 26, a educação é direito de todos. Conforme consta: artigo 26° Todo ser humano tem direito à instrução.

Qual é a qualidade da Educação?

  • Há um conjunto de variáveis, intra e extraescolares, que interferem na qualidade da educação, entre elas, a concepção mesma do que se entende por educação. Qualidade e quantidade são conceitos complementares já que qualidade para poucos é privilégio, não é qualidade.