O que é eleição bíblica?
Índice:
- O que é eleição bíblica?
- O que é que a Bíblia fala sobre predestinação?
- Qual o propósito da eleição?
- Quem foram os filhos de Deus?
- Por que a palavra eleição aparece na Bíblia?
- Qual a doutrina bíblica da eleição?
- Qual a origem da palavra eleição?
- Qual é a eleição de Deus para a salvação?
O que é eleição bíblica?
Na teologia protestante, eleição é considerada como um dos elementos da predestinação, em que Deus escolhe alguns indivíduos para serem salvos previamente desde a fundação de tudo, antes mesmo do homem pecar. Os eleitos receberão misericórdia, e aqueles que não forem eleitos receberão a justiça ou ira de Deus.
O que é que a Bíblia fala sobre predestinação?
E, no entanto, ali está, nos termos mais simples e sem ressalvas, em Efésios 1.5: “Em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo.” E novamente seis versículos depois: “Nele (Cristo), digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas ...
Qual o propósito da eleição?
A Eleição de Deus é uma obra de sua própria vontade, com o objetivo de trazer o seu reino ao coração dos homens. Há algumas diferenças radicais entre a Eleição de Deus e a eleição dos homens. Na Eleição de Deus nós é que somos os eleitos e Ele é o eleitor. Ele nos escolhe para executarmos as suas obras na terra.
Quem foram os filhos de Deus?
Teorias. Uma teoria é que os filhos de Deus são os descendentes de Sete, a descendência abençoada de Adão. As filhas de homens, em seguida, são vistas como os descendentes de Caim. Esta é a opinião dada pelo livro pseudepigrafo: Conflito de Adão e Eva com Satanás.
Por que a palavra eleição aparece na Bíblia?
- Mas a palavra “eleição” aparece na Bíblia em diferentes sentidos. A Bíblia fala da eleição de Israel como um povo separado para um serviço especial (Deuteronômio 4:37; Oséias 13:5). Também fala de alguns indivíduos que foram eleitos para desempenharem um determinado ofício ou serviço (Deuteronômio 18:5; 1 Samuel 10:24; Jeremias 1:5; Atos 9:16).
Qual a doutrina bíblica da eleição?
- Texto básico: Efésios 1.1-14 A doutrina bíblica da eleição sempre foi muito rejeitada em certos grupos evangélicos. Um dos grandes motivos para essa rejeição é o alegado fato de que ela mina o estímulo cristão para a santificação.
Qual a origem da palavra eleição?
- Então definindo os termos, a eleição indica o ato de Deus separar alguns indivíduos de entre a raça humana caída para a salvação. A eleição desses indivíduos ocorreu antes da fundação do mundo (Efésios 1:1-13). Mas a palavra “eleição” aparece na Bíblia em diferentes sentidos.
Qual é a eleição de Deus para a salvação?
- Em outras palavras, a eleição de Deus para a salvação não é baseada em um conhecimento prévio da fé de um indivíduo, mas é baseado na graça livre e soberana do Deus Todo-Poderoso. Deus elege pessoas para a salvação, e com o tempo, essas pessoas virão à fé em Cristo porque Deus as elegeu.