:

O que significa dor no períneo feminino?

Índice:

  1. O que significa dor no períneo feminino?
  2. Porque dói o períneo?
  3. Quando ocorre a dor no períneo?
  4. Qual a diferença entre o períneo feminino e o masculino?
  5. Quando ocorre a dor perineal crônica?
  6. Por que os tratamentos convencionais interpretam a dor perineal?

O que significa dor no períneo feminino?

A DOR PERINEAL É UM DOS SINTOMAS MAIS FREQUENTES DAS CONDIÇÕES RELACIOANADAS COM A DOR PÉLVICA DE ORIGEM MUSCULAR. O períneo é a área localizada entre o ânus e o escroto, nos homens e a área entre o ânus e a vagina, nas mulheres.

Porque dói o períneo?

A região do períneo é rica em vasos sanguíneos e, por isso, bastante sensível. “Incha com a excitação, aumenta a irrigação e a sensibilidade e o ponto pode se transformar em uma zona erógena para homens e mulheres”, explica a ginecologista Erica Mantelli.

Quando ocorre a dor no períneo?

  • Quando a dor no períneo se associa ao surgimento de uma espécie de massa na região da virilha, é necessário descartar a possibilidade de hérnia inguinal, que geralmente também acompanha náuseas. Alguns distúrbios do sistema reprodutor feminino podem, além de apresentar dor ou ardor no períneo, originar desconforto na região abdominal.

Qual a diferença entre o períneo feminino e o masculino?

  • Há diferenças entre o períneo feminino e o masculino Clinicamente, na mulher consiste na região entre a entrada da vagina e o ânus; no homem, está localizado entre a raiz do pênis e o ânus. Anatomicamente, situa-se abaixo do assoalho da pelve (conjunto de músculos e tecido conjuntivo que "fecham" a abertura inferior da pelve).

Quando ocorre a dor perineal crônica?

  • Existem duas subclassificações para as dores que ocorrem no períneo: a primeira é quando a dor dura mais de três meses, chamada de dor perineal crônica.

Por que os tratamentos convencionais interpretam a dor perineal?

  • Contudo, os tratamentos médicos convencionais quase sempre interpretam mal a dor perineal. As soluções que estes tratamentos oferecem são, na melhor das hipóteses, parciais e de curta duração e, na pior das hipóteses, soluções como a intervenção cirúrgica ou determinadas injecções, que podem exacerbar o problema.