Como dopar um semicondutor?
Índice:
- Como dopar um semicondutor?
- O que é dopar um elemento?
- O que é um semicondutor dopado?
- Como dopar silício?
- Por que razão é necessário dopar um semicondutor?
- O que é um material semicondutor exemplos?
- O que é um material semicondutor?
- Como funciona o processo de dopagem para que serve?
- O que é dopagem do silício e qual sua finalidade?
- Qual a importância de um semicondutor?
- Quais são as impurezas do semicondutor?
- Como funcionam os semicondutores extrínsecos?
- Como funcionam os semicondutores à temperatura ambiente?
Como dopar um semicondutor?
O processo de dopagem de semicondutores refere-se à adição, ao cristal intrínseco, de pequena quantidade de impureza, com propriedades adequadas, de forma a afetar o comportamento elétrico do semicondutor da maneira desejada.
O que é dopar um elemento?
Dopagem eletrônica consiste num procedimento de adição de impurezas químicas a um elemento semicondutor para transformá-lo num elemento mais condutor, porém, de forma controlada. ... O teor da impureza é, no semicondutor dopado, 1 ppm, ou uma parte por milhão.
O que é um semicondutor dopado?
Semicondutores extrínsecos ou dopados são semicondutores intrínsecos onde introduzimos uma impureza para controlarmos as características elétricas do semicondutor. No caso do silício, como material semicondutor estas impurezas são elementos da coluna III (trivalentes) ou da coluna V (pentavalente) da tabela periódica.
Como dopar silício?
É possível alterar o comportamento do silício e transformá-lo em um condutor dopando-o. Na dopagem, mistura-se uma pequena quantidade de impurezas a um cristal de silício. Existem dois tipos de impurezas: Tipo N - Na dopagem tipo N, o fósforo ou o arsênico é adicionado ao silício em pequenas quantidades.
Por que razão é necessário dopar um semicondutor?
Semicondutor dopado Assim, semicondutores dopados para controle exibem cerca de mil vezes mais "impurezas" que os semicondutores intrínsecos. Dopados, pois, em teores na faixa citada (cerca de 1 ppm), dizem-se semicondutores extrínsecos.
O que é um material semicondutor exemplos?
Os semicondutores são sólidos capazes de mudar sua condição de isolantes para condutores com grande facilidade. ... Os semicondutores podem ser de silício ou germânio, utilizados para a fabricação de componentes eletrônicos, como, por exemplo, os transistores.
O que é um material semicondutor?
Os semicondutores são materiais que possuem baixa condutividade elétrica. Esses elementos estão entre os condutores e isolantes, e são capazes de mudar sua condição de condução elétrica com facilidade. Os semicondutores não conseguem conduzir corrente elétrica em condições químicas normais.
Como funciona o processo de dopagem para que serve?
Pelo processo de dopagem: consiste na adição de uma substância diferente do silício, que pode ser denominada impureza. Com esse processo, é possível controlar a concentração de portadores de carga e assim modificar as propriedades elétricas do material.
O que é dopagem do silício e qual sua finalidade?
O silício e o germânio puros são materiais semicondutores com características isolantes quando agrupados em forma de cristal. A dopagem é um processo tecnológico que tem por finalidade introduzir átomos estranhos (impureza) na estrutura cristalina de uma substância pura como o germânio e o silício, por exemplo.
Qual a importância de um semicondutor?
Muito utilizado em equipamentos eletrônicos, os semicondutores são sólidos capazes de mudar sua condição de isolante para condutores com grande facilidade. ... Os semicondutores podem ser de silício ou germânio, utilizados para a fabricação de componentes eletrônicos, como, por exemplo, os transistores.
Quais são as impurezas do semicondutor?
- Os semicondutores dopadospossuem, aproximadamente, mil vezes mais impurezas do que os semicondutores intrínsecos. Três elementos comuns na dopagem eletrônica são o carbono, o silícioe o germânio.
Como funcionam os semicondutores extrínsecos?
- Semicondutores extrínsecos se portam como condutores quando eletricamente neutros a qualquer temperatura. Carregando-se eletricamente estes semicondutores com sinal adequado (positivo no caso N, negativo no caso P), eles transitam quase que instantaneamente ao estado de isolantes elétricos.
Como funcionam os semicondutores à temperatura ambiente?
- A temperaturas suficientemente baixas semicondutores intrínsecos (sem impurezas em sua estrutura) têm suas bandas eletrônicas completas e comportam-se como isolantes. A condutividade dos semicondutores à temperatura ambiente é causada pela excitação de uns poucos elétrons da banda de valência para a banda de condução.