:

O que você entende sobre a palavra diálogo?

Índice:

  1. O que você entende sobre a palavra diálogo?
  2. O que você entende por diálogo com as diferenças?
  3. Qual o sentido da palavra caras no diálogo?
  4. Como entender o diálogo como princípio filosófico?
  5. Qual é o significado do diálogo?
  6. Por que o pensamento é um diálogo consigo mesmo?
  7. Como é possível o diálogo com monólogos?
  8. Por que o diálogo platônico não é um artifício literário?

O que você entende sobre a palavra diálogo?

Dialogo é: Uma conversa entre duas ou mais pessoas onde deverá sempre ocorrer uma troca de ideias para se chegar a um bom entendimento; Obra literária ou cientifica em forma de conversação; Alternância de dois factores complementares um do outro.

O que você entende por diálogo com as diferenças?

O diálogo é a troca de ideias e é onde se formam também algumas ideias. O diálogo pressupõe a reciprocidade existencial e esta pressupõe a diferença e a semelhança, já que é devido à diferença que se pode enriquecer com a comunicação.

Qual o sentido da palavra caras no diálogo?

[Figurado] Expressão de ousadia; atrevimento: como você teve a cara de aparecer aqui?

Como entender o diálogo como princípio filosófico?

A proposta do diálogo como princípio filosófico nos remete a um comprometimento com a existência humana, não apenas no que tange ao bem conhecer ou ao desenvolvimento intelectual, mas com o agir co-responsável com os bilhões de seres humanos ou não que interagem conosco neste sistema interplanetário.

Qual é o significado do diálogo?

  • O diálogo é uma conversa durante a qual os interlocutores, interagindo um com o outro (dialogein[1] em grego), trocam argumentos com vistas a chegar a um acordo fundamentado. O diálogo é uma conversa durante a qual os interlocutores, interagindo um com o outro (dialogein [1] em grego), trocam argumentos com vistas a chegar a um acordo ...

Por que o pensamento é um diálogo consigo mesmo?

  • Dizer que o pensamento é um diálogo consigo mesmo significa que faço objeções a mim mesmo, que passo de pensamento espontâneo, presente em mim sem que eu saiba de onde ele vem, para um pensamento real. Filosofar é pensar; e pensar é, segundo a bela expressão de Hannah Arendt [13] ser “dois em um”.

Como é possível o diálogo com monólogos?

  • E só é possível para alguns interlocutores, pois a majoração destes o torna inviável. O diálogo também se torna uma caricatura nas atrações cronometradas supostamente capazes de favorecer a troca de ideias e a discussão, mas que não passam de um cruzamento de monólogos.

Por que o diálogo platônico não é um artifício literário?

  • O diálogo platônico não se traduz em ser mero artifício literário. Platão estabeleceu um elo essencial entre os filósofos e o dialogar. A filosofia não é uma doutrina passível de ser objeto de uma exposição convencional.