O que significa dizer que um átomo é instável?
Índice:
- O que significa dizer que um átomo é instável?
- O que é um átomo instável?
- Quais são os elementos instáveis?
- Quais são os atomos estáveis?
- Qual a sigla que representa o átomo?
O que significa dizer que um átomo é instável?
Um átomo instável é um átomo que não possui 8 elétrons em sua última camada de valência, que é a última camada elétrica de um elétron. O cloro, que possui 7 elétrons em sua última camada de valência, e o sódio, que possui apenas um elétron em sua última camada, são exemplos de átomos instáveis.
O que é um átomo instável?
- Esses átomos instáveis são considerados radioativos. Íons são eletricamente instáveis e rapidamente formam ligações químicas. Átomos com núcleos instáveis emitem radiação até que os núcleos se tornem estáveis. O que é um átomo estável?
Quais são os elementos instáveis?
- Os atomos instáveis são aqueles que possuem sua camada de valência "incompleta", pois não apresentam os 8 elétrons conforme a regra dos octetos. Nesse caso, os elementos instáveis tendem a ganhar ou a compartilhar eletrons até alcaçarem o numero de 8 eletrons em sua camada de valência, formando as ligações quimicas.
Quais são os atomos estáveis?
- Os atomos estáveis são aqueles que possuem 8 eletrons em sua camada de valencia. Isso cocore devido á teoria dos octetos, pois os atomos devem possuir 8 eletrons em sua camada de valência, ou seja, em sua ultima camada eletronica.
Qual a sigla que representa o átomo?
- A sigla que representa o átomo ainda pode fornecer duas importantes informações: o número atômico (representado pela letra Z e sempre do lado esquerdo inferior da sigla do átomo) e o número de massa (representado pela letra A, podendo ser posicionado do lado esquerdo ou direito na parte superior da sigla do átomo).