Quais são os sintomas da mononucleose?
Índice:
- Quais são os sintomas da mononucleose?
- O que pode causar a mononucleose?
- Quem tem mononucleose pode beijar?
- Como diagnosticar mononucleose?
- Para que serve o exame mononucleose?
- Como se contrai mononucleose?
- O que pode comer quando está com mononucleose?
- É possível ter mononucleose mais de uma vez?
- Quanto tempo a mononucleose se manifesta?
- Qual o tratamento para a doença do beijo?
- Como tratar a dor e o enjoo?
- Por que o tratamento se baseia no combate aos sintomas?
Quais são os sintomas da mononucleose?
Os principais sintoma indicativos de mononucleose são:
- Presença de placas esbranquiçadas na boca, língua e/ou na garganta;
- Dor de cabeça constante;
- Febre alta;
- Dor de garganta;
- Cansaço excessivo;
- Mal estar geral;
- Aparecimento de ínguas no pescoço.
O que pode causar a mononucleose?
Segundo estudo, o vírus Epstein-Barr, transmitido pela saliva, pode aumentar o risco de doenças, como o lúpus e artrite. A doença do beijo, também conhecida como mononucleose, pode aumentar o risco de desenvolvimento de outras doenças, como a esclerose múltipla, lúpus e diabetes tipo 1.
Quem tem mononucleose pode beijar?
Recomendações para mononucleose Evitar esforços, exercícios físicos e contato íntimo durante cerca de seis a oito semanas para não ocorrer ruptura do baço; Evitar beijar; Evitar compartilhar objetos contaminados com saliva, como talheres, copos ou qualquer outro utensílio que foi colocado na boca.
Como diagnosticar mononucleose?
Portanto, a mononucleose infecciosa muitas vezes não é reconhecida. No entanto, linfonodos inchados , principalmente no pescoço, sugerem fortemente mononucleose infecciosa. Geralmente, um exame de sangue simples, conhecido como teste de anticorpos heterófilos ou teste por monospot é feito para confirmar o diagnóstico.
Para que serve o exame mononucleose?
Exames para mononucleose Exames sorológicos: um teste pode ser feito para detectar a presença de anticorpos para o vírus Epstein-Barr no seu corpo. Este exame dá resultados dentro de um dia, mas não pode detectar a infecção durante a primeira semana da doença.
Como se contrai mononucleose?
Os adolescentes e os adultos jovens costumam contrair a mononucleose infecciosa ao beijar alguém infectado pelo VEB. Após a infecção inicial, o VEB, como outros herpesvírus, permanece no organismo, principalmente nos glóbulos brancos do sangue, durante toda a vida.
O que pode comer quando está com mononucleose?
Prefira refeições mais leves e alimentos mais moles, como sopa, canja, leite, iogurtes e gelados, pois são mais fáceis de engolir e de digerir. Desta forma conseguirá alimentar-se bem, apesar dos problemas na garganta que são característicos desta infeção.
É possível ter mononucleose mais de uma vez?
Entretanto, é impossível adquirir mononucleose mais de uma vez no decorrer da vida, já que, depois de contaminado, o corpo produz anticorpos específicos para se defender da doença, assim como acontece no caso da catapora.
Quanto tempo a mononucleose se manifesta?
Sintomas de mononucleose infecciosa Em adolescentes e adultos, ele pode ou não causar mononucleose infecciosa. Acredita-se que o tempo normal entre a infecção e o aparecimento dos sintomas seja de 30 a 50 dias. Esse intervalo é chamado de período de incubação.
Qual o tratamento para a doença do beijo?
- Assim como em outras viroses, não existe um medicamente específico para a doença do beijo. Sendo assim, o tratamento se baseia no combate aos sintomas, por meio do repouso e uso de antitérmicos, analgésicos, anti-inflamatórios, e bastante repouso.
Como tratar a dor e o enjoo?
- Como tratar: O tratamento consiste no controle dos sintomas com medicamentos para dor, febre e enjoo, com dipirona, paracetamol e metoclopramida, por exemplo. Além disso, o repouso e a hidratação são essenciais, além de uma alimentação leve, com poucos ácidos, para não irritar as glândulas salivares.
Por que o tratamento se baseia no combate aos sintomas?
- Sendo assim, o tratamento se baseia no combate aos sintomas, por meio do repouso e uso de antitérmicos, analgésicos, anti-inflamatórios, e bastante repouso. Além disso, exercícios e contato físico devem ser evitados até a normalização da condição do fígado e do baço, em caso de alteração nesses órgãos.