O que são ectotérmicos E o que são endotérmicos?
Índice:
- O que são ectotérmicos E o que são endotérmicos?
- Quais são as principais características de répteis?
- Qual o tamanho atual dos répteis?
- Qual a pele que protege os répteis?
- Por que os répteis são ectotérmicos?
O que são ectotérmicos E o que são endotérmicos?
Endotérmicos (sangue quente) x ectotérmicos (sangue frio) – diferentes comportamentos fisiológicos em relação à temperatura externa. Endotérmicos mantém sua temperatura geralmente mais alta e constante que o ambiente. Aves e Mamíferos. Sua temperatura corpórea depende, dentre outros fatores, de sua alimentação.
Quais são as principais características de répteis?
- As principais características de répteis são o seu corpo revestido por uma camada espessa e impermeável, composta por queratina, e seus pulmões, que realizam trocas gasosas eficientes com o ambiente.
Qual o tamanho atual dos répteis?
- O tamanho atual dos répteis pode variar de poucos centímetros (como é o caso de alguns lagartos) a 10 metros (como acontece com algumas serpentes). Você sabe como nascem os répteis? Eles são animais dioco e ovíparos, em sua maioria. Os machos têm um órgão copulador, o pênis, com o qual introduzem espermatozoides na cloaca da fêmea durante a cópula.
Qual a pele que protege os répteis?
- A pele que protege o corpo dos répteis é formada por duas camadas, a derme e a epiderme. A epiderme é espessa e muito queratinizada, o que reflete sua adaptação aos ambientes de terra firme, nos quais a umidade é baixa e a perda de água por transpiração precisa ser reduzida. Essa camada forma placas chamadas de escamas córneas.
Por que os répteis são ectotérmicos?
- Ao contrário dos mamíferos e das aves, os répteis são animais ectotérmicos ou pecilotérmicos. Isso significa que não conseguem gerar calor internamente e que sua temperatura corporal varia de acordo com o ambiente.