O que é experiência visual?
Índice:
- O que é experiência visual?
- O que são os artefatos culturais do povo surdo?
- Qual a importância da visualidade na vida dos surdos?
- Quais são os artefatos apresentados por Strobel?
- Por que e como o sujeito surdo e visual?
- O que defende a Comunicação Total?
- Quais são os artefatos culturais?
- Quais os artefatos culturais?
- O que é a cultura surda e qual sua importância para a vida do surdo quem são os participantes de uma comunidade surda?
- Como é a educação dos surdos?
- Como os surdos precisam de acessibilidade para se comunicar?
- Qual a diferença entre surdos e deficientes auditivos?
- Por que a surdez é uma deficiência?
O que é experiência visual?
218), “experiência visual significa usar a visão [...] como meio de comunicação. Desta experiência visual surge a cultura surda representada pela língua de sinais, pelo modo de ser, de se expressar, de conhecer o mundo, de entrar nas artes, no conhecimento científico e acadêmico”.
O que são os artefatos culturais do povo surdo?
O primeiro artefato cultural do 'Povo Surdo' é a experiência visual; como possuem ausência de audição e de som, percebem o mundo por meio de seus olhos. ... O segundo é o artefato cultural linguístico, ou seja, a língua de sinais.
Qual a importância da visualidade na vida dos surdos?
A VISUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS Nesse sentido, saber ler uma imagem demanda ter conhecimentos e sensibilidade para compreender como ela se apresenta, “como as imagens significam, como elas pensam, quais são os seus modos específicos de representar a realidade.” (SANTAELLA, 2012, p.
Quais são os artefatos apresentados por Strobel?
De acordo com Strobel (2008), é correto afirmar. A comunidade surda é composta por surdos e ouvintes. Artes como dança, pintura, música, teatro e escultura são artefatos culturais do povo surdo. ... Nenhum surdo é igual ao outro, pois cada um tem sua própria cultura.
Por que e como o sujeito surdo e visual?
(CAMPELLO, 2008, p. ... Para Strobel (2008), essa experiência visual é um artefato cultural do povo surdo, ou seja, algo que “[...] na cultura [surda] constitui produções do sujeito que tem seu próprio modo de ser, ver, entender e transformar o mundo.” (STROBEL, 2008, p. 37).
O que defende a Comunicação Total?
A Comunicação Total defende a utilização de inúmeros recursos linguísticos, tais como, a língua de sinais; linguagem oral; códigos manuais, entre outros. Todos eles são facilitadores de comunicação com as pessoas surdas, privilegiando a comunicação e a interação entre as línguas (orais e sinalizadas).
Quais são os artefatos culturais?
Portanto, essas produções culturais, denominadas de artefatos culturais, são: experiência visual, linguístico, familiar, literatura surda, artes visuais, vida social e esportiva, político e materiais.
Quais os artefatos culturais?
O uso do termo engloba o tipo de artefato arqueológico, que é recuperado num sítio arqueológico; no entanto, os objetos criados pelo homem na sociedade moderna também são artefatos culturais. Por exemplo, em um contexto antropológico, uma televisão é um artefato da cultura moderna.
O que é a cultura surda e qual sua importância para a vida do surdo quem são os participantes de uma comunidade surda?
A cultura surda é o conjunto de características que tornam uma pessoa parte da comunidade surda ou do povo surdo, permitida principalmente pelo uso da língua de sinais. ... Semelhantemente, a cultura surda é uma forma de se orgulhar do modo de ser surdo e unir pessoas politicamente.
Como é a educação dos surdos?
- A educação dos surdos é um assunto para outro post, já que é uma grande discussão na comunidade surda. O ponto principal aqui é chamar a atenção para como é primordial a gente conhecer mais sobre o universo da surdez. No final das contas a decisão sobre a nomenclatura é individual, mas a gente precisa entender os significados que existem por trás!
Como os surdos precisam de acessibilidade para se comunicar?
- E como os surdos dependem da língua de sinais para se comunicar, é essencial que haja acessibilidade em Libras e todos os lugares, desde as escolas até a internet – o que não faz tanta diferença assim para quem é deficiente auditivo. Diferentemente dos surdos, os deficientes auditivos têm uma identidade muito mais relacionada ao mundo ouvinte.
Qual a diferença entre surdos e deficientes auditivos?
- E é aí que entra o aspecto cultural na diferenciação entre surdos e deficientes auditivos. O fator preponderante para a escolha de um ou outro termo é a participação na comunidade surda. As pessoas que fazem parte da comunidade se identificam como surdas, enquanto as que não pertencem a ela são chamadas de deficientes auditivas.
Por que a surdez é uma deficiência?
- Para os surdos, a surdez não é uma deficiência – é uma outra forma de experimentar o mundo. Mais do que isso, a surdez é uma potencialidade, que abre as portas para uma cultura própria muito rica, que não se identifica pelo que ouve ou não. Na comunidade surda não há “perda auditiva”, mas sim um “ganho surdo”.