O que é um fármaco potente?
Índice:
- O que é um fármaco potente?
- Qual a diferença entre potência e eficácia?
- Como saber se um fármaco é mais potente que outro?
- Quais as diferenças entre ação e efeito de um farmaco?
- O que significa afinidade e eficácia de uma droga?
- O que é droga livre e droga ligada?
- Quais os tipos de agonistas?
- Quais são os fármacos?
- Qual a origem da palavra fármaco?
- Qual o efeito do fármaco x?
- Quais são os efeitos dos dois fármacos?
O que é um fármaco potente?
Potência, eficiência e eficácia A potência (força) refere-se à quantidade de medicamento (geralmente expressa em miligramas) necessária para produzir um determinado efeito, como o alívio da dor ou a diminuição da pressão arterial.
Qual a diferença entre potência e eficácia?
A potência (EC50) de um fármaco refere-se à concentração em que o fármaco produz 50% de sua resposta máxima. A eficácia (Emáx.) refere-se à resposta máxima produzida pelo fármaco.
Como saber se um fármaco é mais potente que outro?
Comparação das curvas dose-resposta O fármaco X possui maior atividade biológica por equivalente de dose, sendo, portanto, mais potente do que os fármacos Y ou Z. Os fármacos X e Z possuem a mesma eficácia, indicada pela resposta máxima alcançada (efeito teto).
Quais as diferenças entre ação e efeito de um farmaco?
SÍTIOS DE AÇÃO: Locais onde as substâncias endógenas ou exógenas (fármacos) interagem para promover uma resposta fisiológica ou farmacológica. Em Farmacologia: Receptor - local onde o fármaco interage e produz um efeito farmacológico.
O que significa afinidade e eficácia de uma droga?
A afinidade é a atração mútua ou a força da ligação entre uma droga e seu alvo, seja um receptor ou enzima. A atividade intrínseca é uma medida da capacidade da droga em produzir um efeito farmacológico quando ligada ao seu receptor.
O que é droga livre e droga ligada?
Esta relação droga ligada/ droga livre é definida por um equilíbrio. A ligação protéica geralmente é inespecífica, variando de acordo com a afinidade do fármaco pela proteína. Desse fato é que se explica o deslocamento de um fármaco por outro de maior afinidade pela proteina.
Quais os tipos de agonistas?
Tipos de agonistas Os receptores podem ser ativados por agonistas endógenos (como hormônios e neurotransmissores ) ou agonistas exógenos (como drogas ), resultando em uma resposta biológica. Um agonista fisiológico é uma substância que cria as mesmas respostas corporais, mas não se liga ao mesmo receptor.
Quais são os fármacos?
- Fármaco também é um composto químico obtido por extração, purificação, síntese ou semi-síntese. São os fármacos que dão origem aos medicamentos, sendo o princípio ativo da forma terapêutica.
Qual a origem da palavra fármaco?
- A palavra fármaco deriva da terminologia grega “phármakon” que tem o significado de ser aquilo que pode transladar as impurezas, ou seja, para os gregos essa palavra poderia significar tanto remédio como veneno, poderia manter a vida ou causar a morte. O que interferia no resultado do phármakon, para os gregos, era a dose.
Qual o efeito do fármaco x?
- A.O fármaco X é mais eficaz que o fármaco Y. B.O fármaco X tem uma afinidade 10 vezes superior à do fármaco Y. C.O fármaco X possui maior toxicidade que o fármaco Y. D.O fármaco X é mais potente que o fármaco Y. E.O fármaco X tem um efeito agonístico máximo 10 vezes superior ao do fármaco Y. 2.
Quais são os efeitos dos dois fármacos?
- Sinérgicos – combinações dos efeitos de dois ou mais fármacos administrados simultaneamente em que se consegue um efeito final superior a soma dos efeitos de cada um deles isoladamente; Antagônicos – efeitos contrários aos esperados entre dois fármacos distintos que podem reduzir a ação e eficácia de um deles.