:

O que é síndrome emética?

Índice:

  1. O que é síndrome emética?
  2. Onde tem Bacillus cereus?
  3. Quais alimentos são mais propensos são veiculação de Bacillus cereus?
  4. Para que serve o Bacillus cereus?
  5. Qual o período de incubação do Bacillus cereus?
  6. Qual a bactéria que tem no arroz?
  7. Em quais condições ocorre a produção de enterotoxinas pelo Bacillus cereus?
  8. Como foi causada a infecção do arroz?
  9. Quais são as bactérias Cereus?
  10. Qual é o organismo aeróbio?
  11. Qual o significado do termo aeróbio?
  12. Qual a taxa de crescimento do Cereus?

O que é síndrome emética?

Síndrome emética: é causada por uma toxina que é uma proteína de baixo peso molecular. Ela se assemelha à síndrome causada por uma enterotoxina produzida pelo Staphylococcus aureus e provoca no paciente náusea e vômito. Os sintomas normalmente surgem de uma a seis horas após a ingestão do produto contaminado.

Onde tem Bacillus cereus?

Principais fontes de contaminação B. cereus encontra-se largamente distribuído na natureza, tendo já sido isolado do solo, pó, colheitas de cereais, vegetação, pêlos de animais, água e matéria em decomposição. Assim, o microrganismo é encontrado numa grande variedade de produtos agrícolas e de origem animal.

Quais alimentos são mais propensos são veiculação de Bacillus cereus?

Alimentos mais frequentemente associados a intoxicações por Bacillus cereus. Os produtos alimentares frescos (hortícolas e derivados de animais) são a maior fonte de Bacilllus cereus.

Para que serve o Bacillus cereus?

O Bacillus cereus é indicado como coadjuvante no tratamento da diarreia e nas enterocolites crônicas e agudas.

Qual o período de incubação do Bacillus cereus?

O período de incubação oscila entre 8 e 16h pós-exposição à toxina, sendo que a sintomatologia persiste entre 6 e 12h. Surtos causados pelo Clostridium perfringens apresentam-se como diagnóstico diferencial (JAY, 2005). A síndrome emética causada pelo B. cereus costuma ser mais grave e aguda do que a diarreica.

Qual a bactéria que tem no arroz?

A bactéria de nome Bacillus cereus é resistente às altas temperaturas do cozimento e pode liberar diversas toxinas, uma vez que após cozido, o arroz normalmente é deixado em temperatura ambiente por aproximadamente 1h30 ou 2 horas.

Em quais condições ocorre a produção de enterotoxinas pelo Bacillus cereus?

Principalmente pelo consumo de alimentos contaminados com microrganismos patogênicos e suas toxinas. O Bacillus cereus é uma bactéria atuante na deterioração dos alimentos e está associada à produção de enterotoxina.

Como foi causada a infecção do arroz?

O arroz, quando armazenado para ser comido posteriormente, mesmo depois de cozido ainda pode conter algumas bactérias capazes de gerar intoxicação alimentar.

Quais são as bactérias Cereus?

  • As bactérias B. cereus são organismo aerobicos facultativos, e tal como outros membros do gênero Bacillus, podem produzir endósporos protetores. Seus fatores de virulência incluem a cereolisina e a fosfolipase C.

Qual é o organismo aeróbio?

  • Um organismo aeróbio é aquele que precisa de oxigênio para sobreviver ou se desenvolver. Assim, podemos dizer que a respiração aeróbia ou aeróbica só pode ocorrer quando há a presença de oxigênio.

Qual o significado do termo aeróbio?

  • Já o termo aeróbio também pode ser usado como substantivo para se referir a um microrganismo que necessita de oxigênio para se desenvolver e viver. ex: Aeróbios utilizam oxigênio para produção de alimento. Vale pena ler os outros textos que fizemos sobre palavras parecidas que têm significados distintos.

Qual a taxa de crescimento do Cereus?

  • B. cereus consegue crescer em ambientes com valores de pH entre 5,0 e 9,3, embora ambientes com pH 5,1, resultante da presença de 0,1% de ácido acético, possam inibir o crescimento. A taxa específica de crescimento máxima atinge-se em ambientes com valores de pH entre 6,0 e 7,0.