:

O que significa uma cidadania restrita?

Índice:

  1. O que significa uma cidadania restrita?
  2. Quais os outros significados da cidadania?
  3. Quais são os três tipos de direitos descritos por Marshall?
  4. O que é cidadania ampliada?
  5. Qual o sentido ideal de cidadania?
  6. Qual é o conceito de cidadania?
  7. Qual o significado do termo cidadão?
  8. Será que a cidadania vai do individual para o coletivo?
  9. Como a cidadania passa a ser interpretada?

O que significa uma cidadania restrita?

Cidadania plena: capacidade legal de responder pelos seus próprios atos diante das autoridades públicas. Cidadania restrita: apenas os considerados nobres, proprietários de terra têm acesso ao usufruto do poder político.

Quais os outros significados da cidadania?

Significado de Cidadania substantivo feminino Condição de quem possui direitos civis, políticos e sociais, que garante a participação na vida política. Estado de cidadão, de quem é membro de um Estado. Exercício dos direitos e deveres inerentes às responsabilidades de um cidadão: votar é um ato de cidadania.

Quais são os três tipos de direitos descritos por Marshall?

A clássica divisão de Marshall conduz a identificar os direitos civis como aqueles que garantem a vida em sociedade; os direitos políticos, a participação no governo dessa sociedade; e os direitos sociais, a participação na riqueza coletiva.

O que é cidadania ampliada?

A cidadania ampliada começou a ser formulada pelos movimentos sociais que, a partir do final dos anos setenta e ao longo dos anos oitenta, se organizaram no Brasil em torno de demandas de acesso aos equipamentos urbanos como moradia, água, luz, transporte, educação, saúde, etc.

Qual o sentido ideal de cidadania?

No sentido tradicional, a cidadania expressa um conjunto de direitos e de deveres que dá aos cidadãos o direito de participar da vida política e da vida pública, podendo votar e serem votados, participando ativamente na elaboração das leis e do exercício de funções públicas, por exemplo.

Qual é o conceito de cidadania?

  • Segundo Santos (1987, p. 7 apud BRZEZINSKI; SANTOS, 2015, p. 14), “No campo da retórica, o conceito de cidadania é um dos mais proclamados, anunciados e prometidos, mas, no campo dos fatos, é também um dos mais negligenciados”.

Qual o significado do termo cidadão?

  • Cidadão é um substantivo masculino. O termo tem origem na Antiguidade, quando houve o surgimento de uma organização social específica que se alastrou pelo Mediterrâneo a partir do século IX: a cidade-Estado. O significado de Cidadão é todo indivíduo que convive em sociedade – grupo de pessoas que possuem relações recíprocas (colaboração mútua).

Será que a cidadania vai do individual para o coletivo?

  • Pois, conhecendo seus direitos, o cidadão não se deixa subjugar e reage às injustiças sobre ele e sobre as pessoas ao seu redor. Depois, a ideia de cidadania vai do individual para o coletivo, pois o indivíduo entende que seus atos têm impacto na coletividade, para o bem e para o mal.

Como a cidadania passa a ser interpretada?

  • A partir do século XVIII, com influência dos ideais iluministas e do liberalismo econômico e político, o modo como a cidadania passa a ser interpretada começa a se assemelhar ao modelo contemporâneo. Cidadania também é interpretado como a condição de uma pessoa como membro de um Estado-Nação.