:

O que significa dizer que o ciclo de vida das briófitas e das pteridófitas e alternante *?

Índice:

  1. O que significa dizer que o ciclo de vida das briófitas e das pteridófitas e alternante *?
  2. O que significa dizer que o ciclo de vida dessas plantas e alternante?
  3. O que é a fase Esporofítica?
  4. É correto dizer que em ambas o esporófito é dependente do gametófito explique?
  5. Por que se pode dizer que o ciclo de vida das pteridófitas é igual ao das briófitas só que invertido?
  6. Qual é a principal diferença entre o ciclo de vida das briófitas e das demais plantas?
  7. O que é ciclo de vida alternante?
  8. O que é o ciclo Metagênico?
  9. O que é uma fase gametofítica?
  10. O que é o Prótalo E o que ocorre nele?

O que significa dizer que o ciclo de vida das briófitas e das pteridófitas e alternante *?

O ciclo de vida das briófitas é marcado pela alternância de gerações, ou seja, existem formas haploides e diploides no ciclo. ... O ciclo de vida das briófitas destaca-se pela alternância de gerações. Isso significa que, durante a vida da planta, ela passa por uma fase de vida diploide (2n) e uma fase haploide (n).

O que significa dizer que o ciclo de vida dessas plantas e alternante?

A alternância de gerações é um fenômeno presente no ciclo de vida de todas as plantas e também em algumas algas e fungos. Essa alternância significa que durante a vida da planta ela passará por uma fase haploide, denominada de gametófito, que se alternará com a geração diploide, conhecida como esporófito.

O que é a fase Esporofítica?

A samambaia (fase esporofítica) apresenta folhas que contêm soros, pequenos pontos marrons nos quais são produzidos esporos. ... Os esporos caem no ambiente e germinam. Os esporos dão origem ao gametófito, conhecido como prótalo.

É correto dizer que em ambas o esporófito é dependente do gametófito explique?

A geração haplóide é o gametófito, estrutura que produz gametas através da mitose. A geração diplóide é o esporófito, que produz esporos através da meiose. Se você ainda se lembra, nas briófitas o gametófito é a geração dominante. O esporófito é ligado ao gametófito e é dependente deste.

Por que se pode dizer que o ciclo de vida das pteridófitas é igual ao das briófitas só que invertido?

Por que se pode dizer que o ciclo de vida das pteridófitas é "igual ao das briófitas só que invertido"? RESPOSTA: Porque ambos os grupos apresentam alternância de gerações, mas a fase dominante nas briófitas é o gametófito, enquanto a fase dominante nas pteridófitas é o esporófito.

Qual é a principal diferença entre o ciclo de vida das briófitas e das demais plantas?

A principal diferença é que no ciclo reprodutor das briófitas, o gametófito é o dominante e mais desenvolvido enquanto nas demais, o esporófito é o dominante e mais desenvolvido.

O que é ciclo de vida alternante?

Situação que ocorre no ciclo da vida de um organismo, em que há duas ou mais gerações diferentes que se distinguem pela forma, hábitos e sistema de reprodução.

O que é o ciclo Metagênico?

A alternância de gerações , também chamada metagênese ou heterogênese , em biologia, refere-se a alternância de uma fase sexual e uma fase assexuada no ciclo de vida de um organismo. ... A flutuação entre esses estágios diploides e haploides que ocorre nas plantas é chamada de alternância de gerações ou ciclo metagênico.

O que é uma fase gametofítica?

Gametófito é o nome dado à geração haploide (n) e produtora de gametas nas plantas. ... Nas briófitas, a fase de gametófito é o estágio dominante do ciclo de vida, diferentemente das plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas).

O que é o Prótalo E o que ocorre nele?

O protalo é o gametófito haploide das pteridófitas. No ciclo reprodutivo das samambaias ocorre um processo chamado de esporulação, em que os esporos são liberados no ambiente e transportados pelo vento. Quando um desses esporos germina, dá origem a um protalo, que conhecemos como uma folhinha em formato de coração.