:

O que significa dizer que as fitas de DNA são antiparalelas?

Índice:

  1. O que significa dizer que as fitas de DNA são antiparalelas?
  2. O que significa 3 e 5 no DNA?
  3. Quais são as fitas complementares da molécula?
  4. Quais são as conformações do DNA?
  5. Como funcionam as cadeias antiparalelas?
  6. Como funciona a duplicação do DNA?

O que significa dizer que as fitas de DNA são antiparalelas?

As cadeias principais apresentam as direções 5' → 3' opostas, ou seja, uma cadeia está no sentido 5' → 3', e a outra, no sentido 3' → 5'. Em razão dessa característica, dizemos que as fitas são antiparalelas. A união entre as bases nitrogenadas é que faz com que as duas cadeias fiquem unidas.

O que significa 3 e 5 no DNA?

Na outra extremidade, chamada de extremidade 3', a hidroxila 3' do último nucleotídeo adicionado à cadeia é exposta. Em geral, sequências de DNA são escritas na direção 5' para 3', o que significa que o nucleotídeo na extremidade 5' vem primeiro e que o nucleotídeo na extremidade 3' vem por último.

Quais são as fitas complementares da molécula?

  • As duas fitas complementares que formam essa molécula são compostas por uma sequência de nucleotídeos, que também são moléculas, de relativa complexidade, constituídas por vários átomos de carbono (C), nitrogênio (N), hidrogênio (H) e oxigênio (O).

Quais são as conformações do DNA?

  • O DNA apresenta diferentes conformações, são elas denominadas como A-DNA, B-DNA e Z-DNA. Sendo que, nas duas primeiras formas, a hélice gira para a direita, e a diferença entre elas está na distância necessária para fazer uma volta completa da hélice e no ângulo que as bases fazem com o eixo da hélice.

Como funcionam as cadeias antiparalelas?

  • As duas cadeias antiparalelas são mantidas em coesão por pontes de hidrogénio estabelecidas entre as bases azotadas de cada par de nucleótidos: timina e adenina (estabelecem duas pontes de H) ou citosina e guanina (estabelecem três pontes de H).

Como funciona a duplicação do DNA?

  • Durante a duplicação do DNA, fundamental para a divisão celular (mitose e meiose), a DNA polimerase – principal enzima envolvida – sintetiza as fitas de DNA no sentido 5'- 3', produzindo fitas complementares.