:

Quais são os significados da teoria do currículo em relação a seus papeis normativos?

Índice:

  1. Quais são os significados da teoria do currículo em relação a seus papeis normativos?
  2. Qual conhecimento deveria compor o currículo?
  3. Qual o papel crítico e normativo da teoria do currículo?
  4. O que é uma teoria do currículo?
  5. Quais as principais teorias do currículo?
  6. Qual é a finalidade do estudo das teorias do currículo?
  7. O que é um conhecimento curricular?
  8. O que o currículo escolar influência?
  9. O que distingue as teorias tradicionais das teorias críticas do currículo?
  10. Quais são as características da teoria crítica do currículo?
  11. Quais são os significados da teoria do currículo?
  12. Qual a origem desse tipo de currículo?
  13. Qual é a prática do currículo?
  14. Qual é o currículo oculto?

Quais são os significados da teoria do currículo em relação a seus papeis normativos?

Há dois significados quando se diz que a teoria do currículo tem um papel normativo. Um deles refere-se às regras (ou normas) que orientam a elaboração e a prática do currículo. E o outro refere-se ao fato de que a educação sempre implica valores morais sobre uma “boa pessoa” e uma “boa sociedade”.

Qual conhecimento deveria compor o currículo?

Defende que o conhecimento estipulado pelo currículo deve basear-se no conhecimento de especialistas: “todo o conhecimento é socialmente diferenciado” (Young, 2010, p. 228), e afirma a primazia do conhecimento teórico sobre o conhecimento do cotidiano.

Qual o papel crítico e normativo da teoria do currículo?

O PAPEL CRÍTICO E O PAPEL NORMATIVO DA TEORIA DO CURRÍCULO Como críticos, nossa tarefa deveria ser a análise das premissas e dos pontos fortes e fracos dos atuais currículos, além de analisar também os modos como o currículo conceitual é usado.

O que é uma teoria do currículo?

As teorias curriculares versam sobre a função e as perspectivas do currículo no contexto educacional. Elas dividem-se em tradicionais, críticas e pós-críticas. ... Dessa forma, podemos distinguir três notórias teorias curriculares: as tradicionais, as críticas e as pós-críticas.

Quais as principais teorias do currículo?

Do ponto de vista acadêmico, podemos classificar as teorias do currículo em três tipos: teorias tradicionais, teorias críticas e teorias pós-críticas.

Qual é a finalidade do estudo das teorias do currículo?

estudar teoria de currículo, é importante na medida em que oferece aos professores de escolas públicas, a compreensão dos diversos mundos em que habitamos e, especialmente a retórica política que cerca as propostas educacionais e os conteúdos curriculares.

O que é um conhecimento curricular?

O saber curricular é compreendido como o conjunto de conteúdos que norteiam as orientações didáticas da construção de competências e habilidades, acordados com o nível de desenvolvimento cognitivo e psicossocial dos alunos.

O que o currículo escolar influência?

Considerando que o currículo influencia a formação das pessoas, pode-se afirmar que o mesmo é determinante no desenvolvimento do processo de aprendizagem e produção do conhecimento nas dimensões individual, cultural e social.

O que distingue as teorias tradicionais das teorias críticas do currículo?

As teorias tradicionais pretendem ser apenas isso: "teorias" neutras, científicas, desinteressadas. As teorias críticas e as teorias pós-críticas, em contraste, argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está, inevitavelmente, implicada em relações de poder.

Quais são as características da teoria crítica do currículo?

De acordo com Silva (2002), a teoria crítica do currículo busca compreender o que faz o currículo, objetivando questionar as formas dominantes de conhecimento. Desse modo, ao realizar críticas, considera-se Page 12 96 que o currículo está intimamente interligado a questões de poder, não sendo, portanto, neutro.

Quais são os significados da teoria do currículo?

  • Há dois significados quando se diz que a teoria do currículo tem um papel normativo. Um deles refere-se às regras (ou normas) que orientam a elaboração e a prática do currículo. E o outro refere-se ao fato de que a educação sempre implica valores morais sobre uma “boa pessoa” e uma “boa sociedade”.

Qual a origem desse tipo de currículo?

  • Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos e tem como base a tendência conservadora, baseada nos princípios de Taylor, esse que igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas. Teorias críticas: argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder.

Qual é a prática do currículo?

  • Sendo um ambiente social, tem um duplo currículo, o explicito e o formal, o oculto e informal. A prática do currículo é geralmente acentuada na vida dos alunos estando associada às mensagens de natureza afetiva e às atitudes e valores.

Qual é o currículo oculto?

  • Para Silva, o currículo oculto é “o conjunto de atitudes, valores e comportamentos que não fazem parte explícita do currículo, mas que são implicitamente ensinados através das relações sociais, dos rituais, das práticas e da configuração espacial e temporal da escola”.