Porque o uso da guia cruzada Umbanda?
Índice:
- Porque o uso da guia cruzada Umbanda?
- Qual o significado das cores das Guias na Umbanda?
- Quando usar guia de proteção?
- Quem usa braja?
- Quem pode usar guia de umbanda?
- Qual o significado das cores das guias na Umbanda?
- Quais são as guias da Umbanda?
- Qual a cor da Umbanda?
- Quais são os fundamentos da Umbanda?
- Qual a diferença entre guias e colares na Umbanda?
Porque o uso da guia cruzada Umbanda?
As guias ou colares na Umbanda fazem parte da indumentária da religião e é recurso mágico-religioso por excelência quando devidamente cruzados e imantados pelos espíritos e guias protetores de Umbanda, pois os guias ou mentores são os ativadores dos mistérios que se abrem através dos colares.
Qual o significado das cores das Guias na Umbanda?
As guias brancas induzem às coisas puras, além de terem caráter refletor. As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado. As verdes limpam o pensamento atraindo a cura.
Quando usar guia de proteção?
A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta. Caso não seja possível utilizá-la no pescoço por razões profissionais ou pessoais, pode-se fazer um saquinho branco pequeno para colocar a guia (como um patuá) e carregá-la na bolsa, carteira ou bolso.
Quem usa braja?
Brajá é o fio-de-contas usado por babalaôs, Bokonon e outros sacerdotes africanos, no Brasil é usado por Babalorixás, Ialorixás, ogãs, Equedes, e pessoas de outros posto de graduação do Candomblé de todas as nações, é um símbolo de nobreza, estatuto, senioridade, sapiência, jamais poderá ser usado por pessoas que não ...
Quem pode usar guia de umbanda?
Confecção. Na Umbanda as guias são confeccionadas após o pedido de alguma entidade ou até mesmo o sacerdote, que irá dar a orientação correta sobre suas características e finalidade – contra quais influências – ela precisa trabalhar. Pode acontecer também, da pessoa intuir ou sentir a necessidade de montar uma guia.
Qual o significado das cores das guias na Umbanda?
As guias brancas induzem às coisas puras, além de terem caráter refletor. As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado. As verdes limpam o pensamento atraindo a cura.
Quais são as guias da Umbanda?
- As guias são imbuídas de fundamentos mágicos. Como dito, a Umbanda possui os seus próprios fundamentos, mas esse assunto ainda é alvo de confusão pelos próprios fiéis. Algumas pessoas se apegam a fundamentos do Candomblé ou de outras denominações e deixam de lado o estudo magístico genuinamente umbandista.
Qual a cor da Umbanda?
- Para a Umbanda, vamos dar as cores das guias mais usadas ou aceitas pela maioria: Oxalá = branca. Nanã = lilás. Iemanjá = azul leitoso. Omolu = branco-preto-vermelho. Ogum = vermelho. Obaluayê = branco-preto. Xangô = marrom. Exu = preto e vermelho.
Quais são os fundamentos da Umbanda?
- Elas têm fundamentos e serão utilizadas para fortalecimento dos médiuns e segurança nas rodas das quais participarão. Não podem ser utilizadas em nossa Umbanda apenas como adornos ou enfeites. Nossa religião prima pela humildade e não utiliza vaidade e nem ostentação em seus trabalhos espirituais de caridade.
Qual a diferença entre guias e colares na Umbanda?
- Enfim, há certa flexibilidade no uso das cores de guias e colares consagrados aos Orixás na Umbanda. E isso se deve ao fato de que eles, na verdade, irradiam-se em padrões vibracionais diferentes e em cada um mudam as cores das energias irradiadas.