Por que a meiose I é chamada de divisão de Reducional?
Índice:
- Por que a meiose I é chamada de divisão de Reducional?
- Por que a mitose é considerada um processo de divisão Equacional?
- Porque a meiose II é considerada Equacional?
- Porque se diz que a mitose é um processo Equacional?
- Qual é o resultado da meiose?
Por que a meiose I é chamada de divisão de Reducional?
O que é? Primeiramente, meiose é um tipo de divisão celular no qual uma célula sofre duas divisões contínuas gerando, ao final do processo, 4 células-filhas geneticamente diferentes e com metade do número de cromossomos da célula que as originou. Por causa disso é chamada de divisão reducional.
Por que a mitose é considerada um processo de divisão Equacional?
A mitose é chamada de divisão equacional pois conserva nas células-filhas, o mesmo conjunto de cromossomos da célula mãe, que é diploide. Já a meiose é considerada reducional, pois as células-filhas possuem apenas metade do conjunto cromossômico diploide da célula mãe, sendo assim, haploides.
Porque a meiose II é considerada Equacional?
A meiose II assemelha-se muito com a mitose, sendo considerada uma divisão equacional, pois o número de cromossomos permanece igual. As células-filhas iniciam a primeira etapa, a prófase II.
Porque se diz que a mitose é um processo Equacional?
Na mitose, a divisão de uma “célula-mãe” gera duas “células-filhas” geneticamente idênticas e com o mesmo número cromossômico que existia na célula-mãe. Uma célula n produz duas células n, uma célula 2n produz duas células 2n etc. Trata-se de uma divisão equacional.
Qual é o resultado da meiose?
A meiose é um processo celular que, ao invés de originar duas células-filhas diplóides (2n), idênticas à célula-mãe, como na mitose, resulta em quatro células-filhas haplóides (n). Ela ocorre nas células produtoras de gametas, masculinos e femininos e propicia as variações genéticas.