:

O que significa dizer que a filosofia aristotélica e teleológica?

Índice:

  1. O que significa dizer que a filosofia aristotélica e teleológica?
  2. Como podemos interpretar a seguinte citação de Aristóteles?
  3. Como podemos interpretar a seguinte citação de Thomas?
  4. Quando surgiu a teologia filosófica?
  5. Qual é a moral de Aristóteles?
  6. Qual é o princípio próprio da teologia?

O que significa dizer que a filosofia aristotélica e teleológica?

Podemos ver aqui que a filosofia aristotélica é teleológica, ou seja, está orientada por uma finalidade (telos, em grego, significa “fim”). Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade é identificada como o “bem”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que todas as coisas tendem a um bem.

Como podemos interpretar a seguinte citação de Aristóteles?

A citação de Aristóteles pode ser interpretada como: B) Algumas coisas não têm finalidade em si mesmas. De acordo com a citação de Aristóteles: “O bem é aquilo a que todas as coisas tendem” temos que no contexto da “Ética a Nicômaco”, a pretensão, também chamada de finalidade, se identifica como o “bem”.

Como podemos interpretar a seguinte citação de Thomas?

A alternativa C está correta. Como podemos interpretar a seguinte citação de Thomas Kuhn: “Talvez a ciência não se desenvolva pela acumulação de descobertas individuais” (Kuhn, 2011, p. 20).

Quando surgiu a teologia filosófica?

  • A teologia filosófica surgiu nos séculos 18 e 19, quando os pensadores positivistas, modernistas e iluministas atacaram o Cristianismo. Os teólogos queriam uma maneira de explicar e defender as suas crenças e descobriram que podiam usar métodos filosóficos para defender a revelação divina.

Qual é a moral de Aristóteles?

  • Aristóteles trata da moral em três Éticas, de que se falou quando das obras dele. Consoante sua doutrina metafísica fundamental, todo ser tende necessariamente à realização da sua natureza, à atualização plena da sua forma: e nisto está o seu fim, o seu bem, a sua felicidade, e, por conseqüência, a sua lei.

Qual é o princípio próprio da teologia?

  • Objeto próprio da teologia é o primeiro motor imóvel, ato puro, o pensamento do pensamento, isto é, Deus, a quem Aristóteles chega através de uma sólida demonstração, baseada sobre a imediata experiência, indiscutível, realidade do vir-a-ser, da passagem da potência ao ato.