Para que serve a sentença na ação de exigir contas?
Índice:
- Para que serve a sentença na ação de exigir contas?
- O que é a ação de exigir contas?
- Quais são os requisitos para a propositura da ação de exigir contas?
- Qual o procedimento disciplinado pelo Código de Processo Civil na ação de exigir contas?
- É possível ação de exigir contas?
- Qual o rito da ação de prestação de contas?
- O que visa o autor de uma ação de exigir prestar contas?
- Quais são os requisitos específicos a serem demonstrados na petição inicial no tocante aos procedimento especial da ação de exigir contas?
- Pode ser ajuizada por quem tem o direito de exigir contas como por aquele que tem o dever de prestar contas?
- Qual o valor a ser apurado em condenação do autor em ação de exigir contas?
- Qual o prazo da ação de exigir contas?
- Qual a diferença entre a ação exigir contas e a ação de dar contas?
- Será que as contas devem vir acompanhadas dos documentos comprobatórios?
- Como funciona a ação de prestação de Contas?
Para que serve a sentença na ação de exigir contas?
A ação de prestação de contas tem natureza dúplice, caso a sentença declare que existe saldo em favor do credor, este poderá ser cobrado em execução forçada, seja esta em favor do autor ou réu. ... 552 NCPC: A sentença apurará o saldo e constituirá título executivo judicial.”
O que é a ação de exigir contas?
A Ação de Exigir Contas. A ação de exigir contas existe para pedir esclarecimentos financeiros de um administrador que esteja responsável por bens ou direitos alheios. Essa administração de coisa de terceiro gera, ao administrador, o dever de prestar contas perante o proprietário.
Quais são os requisitos para a propositura da ação de exigir contas?
Para que tal ação (exigir contas) seja passível de propositura, é requisito que o pleito judicial seja totalmente determinado e assertivo (jamais pedido abrangente, inconclusivo ou genérico), detalhado, explicitado e com motivo plausível de dúvida (que deverá ser devidamente suscitada).
Qual o procedimento disciplinado pelo Código de Processo Civil na ação de exigir contas?
Na Ação de Exigir contas temos um procedimento que se inicia com a petição inicial para a citação do réu, que é exigido a prestação de contas com o prazo de 15 dias, o autor terá que especificar em detalhes as razoes da exigência da prestação de contas, como consta no parágrafo primeiro do artigo 550 do CPC/2015[21], o ...
É possível ação de exigir contas?
O próprio art. 550 do Código de Processo Civil de 2015 estabelece de forma clara a legitimidade da ação de exigir contas. ATIVA: aquele que tiver o direito de exigir contas; PASSIVA: aquele que tiver a obrigação legal ou contratual de prestar contas.
Qual o rito da ação de prestação de contas?
A ação de prestação de contas visa à extinção dessa obrigação, apurando-se o saldo porventura existente. A iniciativa pode caber a quem tem o direito de exigir as contas como àquele que tem a obrigação de prestá-las. Por isso, pouco importa quem tome a iniciativa da demanda, se o credor ou devedor.
O que visa o autor de uma ação de exigir prestar contas?
A ação de prestação de contas visa à extinção dessa obrigação, apurando-se o saldo porventura existente. A iniciativa pode caber a quem tem o direito de exigir as contas como àquele que tem a obrigação de prestá-las. Por isso, pouco importa quem tome a iniciativa da demanda, se o credor ou devedor.
Quais são os requisitos específicos a serem demonstrados na petição inicial no tocante aos procedimento especial da ação de exigir contas?
O § 1º do Art. 550, traz os requisitos da petição inicial da ação de exigir contas. O autor deve especificar as razões especificas e detalhadas sobre o seu direito de exigir as contas. E ainda, instruir a petição inicial com documentos comprobatórios que fundamentem tal direito, se existir.
Pode ser ajuizada por quem tem o direito de exigir contas como por aquele que tem o dever de prestar contas?
(1) Exigir contas: Aquele que tenha o direito de exigir as contas ingressará com ação judicial, requerendo a citação de quem tenha o dever de prestá-las, para fazê-la ou apresentar contestação, no prazo de quinze dias.
Qual o valor a ser apurado em condenação do autor em ação de exigir contas?
Característica da ação de exigir contas é a sua natureza dúplice. O art. 552 do CPC estabelece que “A sentença apurará o saldo e constituirá título executivo judicial”. Mas pode haver saldo credor tanto em favor do autor da ação quanto do réu.
Qual o prazo da ação de exigir contas?
- Todos os prazos da ação de exigir contas foram uniformizados, sendo de 15 dias, dando assim um maior tempo para as partes. Por todo exposto, percebe-se que as mudanças trazidas pelo novo Código de Processo Civil objetivam uma racionalização no procedimento da ação de exigir contas, tornando-o mais célere, na busca por uma decisão justa.
Qual a diferença entre a ação exigir contas e a ação de dar contas?
- A primeira mudança significativa foi a separação feita entre a ação de exigir contas e a ação de dar contas, pois a segunda deixou de pertencer ao rol dos procedimentos especiais, passando a integrar o procedimento comum.
Será que as contas devem vir acompanhadas dos documentos comprobatórios?
- “As contas devem vir acompanhadas dos documentos comprobatórios. Se houver a indicação de gastos, é indispensável que sejam comprovados com os recibos ou notas fiscais correspondentes. Se aquele que prestar contas não apresenta dessa maneira, o juiz considerará não prestadas.” (GONÇALVES, Marcus Vinicius Rios, 2005, p. 857)
Como funciona a ação de prestação de Contas?
- Apenas a exibição das contas pelo réu, no prazo de resposta, sem contestação, é que mantém o rito especial para a causa. Todas as demais atitudes do sujeito passivo, supraexaminadas, levam a primeira fase da ação de prestação de contas à observância do procedimento comum, em suas diversas alternativas. Art. 552.