O que é distocia do ombro?
Índice:
- O que é distocia do ombro?
- Quais os fatores levam a ter uma distocia de ombro?
- O que é distocia de parto?
- O que é manobra de McRoberts?
- Pode empurrar a barriga na hora do parto?
- O que é distocia em cadelas?
- O que é distocia Biacromial?
- Quais as principais causas de distocia?
- O que é manobra de Gaskin?
- Quando usar a manobra de Kristeller?
- Qual a origem da distocia de ombro?
- Como diagnosticar a distocia do ombro?
- Como fazer a retirada do ombro posterior?
O que é distocia do ombro?
A Distócia de Ombro é definida, de acordo com os Colégios Americano e Britâni- co de Obstetrícia e Ginecologia, como parto que necessita de manobras obsté- tricas adicionais, após falência da tração da cabeça fetal para liberar os ombros.
Quais os fatores levam a ter uma distocia de ombro?
Há fatores de risco bem estabelecidos, como diabetes, macrossomia fetal e obesidade materna,porém frequentemente é difícil prever. Apesar do manejo obstétrico apropriado, injúria fetal (como lesão do plexo braquial) ou até mesmo morte fetal pode ser uma complicação dessa emergência obstétrica.
O que é distocia de parto?
DEFINIÇÃO: Pode-se definir distocia como qualquer perturbação no bom andamento do parto em que estejam implicadas alterações em um dos três fatores fundamentais que participam do parto: Força motriz ou contratilidade uterina – caracteriza a distocia funcional.
O que é manobra de McRoberts?
A manobra de McRoberts consiste na flexão das pernas que deve ser conjunta à aplicação de pressão suprapúbica na parturiente (manobra de Rubin I), visando rotacionar o ombro do feto em casos de distocia.
Pode empurrar a barriga na hora do parto?
Além de ser uma prática banida pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, publicado pelo Ministério Público, Ministério da Saúde e Unicef, estabelece que não se deve jamais empurrar a barriga da mulher para a saída do bebê.
O que é distocia em cadelas?
Distocia é definida como uma dificuldade de nascer ou a inabilidade materna em expelir os fetos pelo canal do parto, sem assistência. O parto anormal ocorre quando há falha em iniciar o nascimento no momento correto, ou devido a inabilidade ou incapacidade em expulsar o feto, seja ela de origem materna ou fetal (1,2).
O que é distocia Biacromial?
A distócia de ombros ocorre pela impactação óssea do diâmetro biacromial fetal entre o púbis e o promontório sacral maternos. É uma das emergências obstétricas mais temidas e imprevisíveis do parto.
Quais as principais causas de distocia?
Alguns fatores importantes para causa de distocia podem ser a raça, peso corporal, conformação da vaca e ou do touro, números de parições, condições que se encontram as vacas, duração de gestação, números de fetos, épocas do parto, sexo do bezerro, onde os machos são responsáveis duas ou três vezes mais por distocia do ...
O que é manobra de Gaskin?
Essa medida, conhecida como manobra de Gaskin (“all fours”), é especialmente eficaz para aumento do diâmetro anteroposterior da pelve, além de permitir a mudança das relações entre os diâmetros fetais e maternos, princípios para a resolução da impactação óssea.
Quando usar a manobra de Kristeller?
A manobra de Kristeller é uma técnica realizada com o objetivo de acelerar o trabalho de parto em que é realizada pressão sobre o útero da mulher, diminuindo o período expulsivo.
Qual a origem da distocia de ombro?
- Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Distocia de ombro é um caso específico de distocia no qual, durante um nascimento, há uma dificuldade da passagem do ombro da criança após a passagem de sua cabeça pela sínfise púbica. É diagnosticada quando não há a saída dos ombros logo após a saída da cabeça do feto.
Como diagnosticar a distocia do ombro?
- Os médicos diagnosticam a distocia do ombro quando podem visualizar a cabeça do bebê, mas o corpo do bebê não pode ser entregue, mesmo após algumas pequenas manobras. Se seu médico vê o tronco do seu bebê não sair facilmente e eles devem tomar certas ações como resultado, eles vão diagnosticar a distocia do ombro.
Como fazer a retirada do ombro posterior?
- A retirada do ombro posterior (manobra de Jacquemier) pode ser realizada com a parturiente em Gaskin ou em posição de litotomia e é realizada introduzindo-se a mão que se encontra no lado da face do feto na chanfradura sacrociática da pelve materna passando pela face e ventre fetal até alcançar o braço posterior.