:

O que é dilatação das vias biliares intra ou extra Hepaticas?

Índice:

  1. O que é dilatação das vias biliares intra ou extra Hepaticas?
  2. O que quer dizer ausência de dilatação das vias biliares?
  3. O que é obstrução do canal biliar?
  4. Como desobstruir o canal biliar?
  5. Como é realizada a punção das vias biliares?
  6. Qual a possibilidade de inflamação nas vias biliares?
  7. Quais são as estruturas da vesícula biliar?
  8. Qual o resultado do exame parietal na vesícula biliar?

O que é dilatação das vias biliares intra ou extra Hepaticas?

O cisto de colédoco é uma dilatação da árvore biliar extra-hepática, dos ductos biliares intra-hepáticos ou de ambos. A maioria é diagnosticada antes dos 10 anos de idade, sendo diagnosticados aproximadamente 25% dos casos no primeiro ano de vida, 80% na primeira década de vida e 20% na idade adulta.

O que quer dizer ausência de dilatação das vias biliares?

significa que as vias que saem do fígado estão dilatadas, possivelmente por alguma obstrução. Procure um médico gastroenterologista para melhor avaliar o caso.

O que é obstrução do canal biliar?

A obstrução das vias biliares pode ocorrer em vários pontos, mas é comumente diagnosticada no ducto biliar comum. Como ocorre o bloqueio da passagem da bile, ela se acumula na vesícula e ocorre refluxo pelos ductos intra hepáticos, gerando problemas no fígado e, consequentemente, afetando o organismo como um todo.

Como desobstruir o canal biliar?

“Em todos esses casos, uma solução paliativa para o problema é fazer uma colangiografia endoscópica (exame endoscópico das vias biliares e pancreáticas), com ou sem o auxilio da ecoendoscopia, para acessar o ducto biliar, introduzir uma sonda e fazer a drenagem”, descreve o médico.

Como é realizada a punção das vias biliares?

  • O procedimento é realizado através de punção das vias biliares através da pele e utilização de introdutores, fios guias, cateteres e balões que promovem a recanalização e dilatação do segmento estenosado/ocluído.

Qual a possibilidade de inflamação nas vias biliares?

  • O conjunto das alterações acima descritos favorece a possibilidade de processo inflamatório / infeccioso crônico das vias biliares (colangite), associado a litíase intra-hepática e conteúdo espesso / cálculos no colédoco distal.

Quais são as estruturas da vesícula biliar?

  • Tais estruturas se estendem para a região do ligamento hepatogástrico / hepatoduodenal, determinando compressão da região antropilórica e da primeira porção duodenal. Achados compatíveis com processo inflamatório da vesícula biliar, com possível rotura bloqueada.

Qual o resultado do exame parietal na vesícula biliar?

  • Espessamento parietal na região fúndica da vesícula biliar ,de natureza indeterminada. A critério clinico sugere-se correlação com estudo ultrassonográfico. Formação expansiva comprometendo o fundo da vesícula biliar, sem sinais de infiltração do parênquima hepático adjacente associado à cálculos no interior da vesícula que medem até <> cm.