O que é uma doença cognitiva?
Índice:
- O que é uma doença cognitiva?
- O que quer dizer deterioração cognitiva?
- Quais são as doenças cognitivas em idosos?
- O que são as funções cognitivas?
- O que é o que é déficit?
- O que significa a deterioração?
- São consideradas doenças cognitivas e Neurológias de idosos?
- Quais são as patologias que mais acometem os idosos?
- Quais são os sintomas da deterioração cognitiva?
- Quais são as funções cognitivas?
- Será que a demência é uma condição patológica?
O que é uma doença cognitiva?
Problemas cognitivos ocorrem quando uma pessoa tem dificuldades no processamento de informações, incluindo tarefas mentais como atenção, raciocínio e memória.
O que quer dizer deterioração cognitiva?
A deterioração cognitiva ligeira (DCL) cursa com uma ligeira perda de memória sem envolvimento significativo de outras funções cognitivas. Cerca de 12% destes doentes, progridem anualmente para doença de Alzheimer, pelo que é importante procurar fármacos que possam prevenir e atrasar a evolução da demência.
Quais são as doenças cognitivas em idosos?
Ainda há outras doenças que também se configuram como causas ou consequências dessas mudanças cognitivas. As mais comuns são o Parkinson, o acidente vascular encefálico (AVE), doenças metabólicas — como o hipotireoidismo — que levam aos desequilíbrios hormonais e as avitaminoses.
O que são as funções cognitivas?
As principais funções cognitivas são: percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas. É a partir da relação entre todas estas funções que entendemos a grande maioria dos comportamentos, desde o mais simples até as situações de maior complexidade, e que exigem atividades cerebrais mais elaboradas.
O que é o que é déficit?
Déficit ou deficit significa aquilo que está em falta para o preenchimento de uma quantia numérica, correspondendo a diferença entre o valor previsto e o valor realmente obtido.
O que significa a deterioração?
Significado de Deterioração [Figurado] Estado daquilo que se encontra em declínio ou decadência; degeneração: deterioração dos princípios éticos.
São consideradas doenças cognitivas e Neurológias de idosos?
A Doença de Alzheimer é considerada neuro-degenerativa por provocar o declínio das funções cognitivas, pois danifica e mata as células cerebrais, causando ao paciente, inicialmente, perda de memórias recentes e, progressivamente, impacta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem.
Quais são as patologias que mais acometem os idosos?
Segundo o Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros, sete em cada dez idosos sofrem de ao menos uma doença crônica. A mais comum é a hipertensão, seguida por dores na coluna, artrite, depressão e diabetes.
Quais são os sintomas da deterioração cognitiva?
- Eles podem incluir alucinações, agitação ou agressividade e/ou humor depressivo, entre outros. A presença de tais sintomas pode favorecer que a deterioração cognitiva leve se desenvolva mais rapidamente, de modo que a qualidade de vida do paciente e de quem cuida dele sejam afetadas negativamente.
Quais são as funções cognitivas?
- Apresentar alteração em uma ou mais funções cognitivas (incluindo memória, função executiva, atenção, linguagem e habilidades de visão espacial). Manter a independência nas habilidades funcionais, apesar de apresentar erros ou demorar mais tempo para realizar as tarefas mais complexas (por exemplo, pagar contas, fazer compras, etc.).
Será que a demência é uma condição patológica?
- Atualmente, esta situação já é reconhecida como uma condição patológica, e não como um processo normal associado à idade. Na verdade, ela é utilizada de modo específico para se referir a um grupo de indivíduos que apresenta um certo grau de déficit cognitivo, mas cuja severidade é insuficiente para cumprir os critérios de demência.