O que significa a descontinuidade de Mohorovicic?
Índice:
- O que significa a descontinuidade de Mohorovicic?
- O que é o Mohorovicic?
- O que é descontinuidade de Mohorovicic e Gutemberg?
- Qual a diferença entre descontinuidade de Mohorovicic e descontinuidade de Gutenberg?
- É verdade que entre o manto é o núcleo Encontra-se a descontinuidade de Mohorovicic?
- O que são as descontinuidades das camadas da Terra quais são elas?
- O que é astenosfera explique?
- O que é uma descontinuidade geografia?
- Para que serve a descontinuidade de Gutenberg?
- Qual a origem da descontinuidade?
- Quando ocorre a descontinuidade da velocidade?
- Quais são os "pontos de descontinuidade"?
O que significa a descontinuidade de Mohorovicic?
descontinuidade de Mohorovicic. Descontinuidade entre a crosta e o manto, caracterizada por mudança brusca de velocidade de ondas sísmicas (ondas P mudam de 6,7-7,2 para 7,6-8,6 km/s) e cujo nome é atribuído ao seu descobridor e abreviadamente é designada de Moho.
O que é o Mohorovicic?
A descontinuidade de Mohorovičić, também chamada Moho, ou simplesmente Descontinuidade M , é a fronteira entre a crosta e o manto terrestre. ... O nome foi dado em homenagem a Andrija Mohorovičić (1857-1936), o geofísico, seu descobridor.
O que é descontinuidade de Mohorovicic e Gutemberg?
Graças a esta ciência, a partir da observação de ondas sísmicas, os cientistas Mohorovicic, Gutenberg e Lehmann descobriram as descontinuidades, isto é, áreas de transição entre as camadas internas da Terra em que há uma mudança nas propriedades físicas e químicas do meio.
Qual a diferença entre descontinuidade de Mohorovicic e descontinuidade de Gutenberg?
Esta é a mais profunda e menos conhecida das camadas que compõem o globo terrestre. Assim como o manto e a crosta estão separados pela Descontinuidade de Mohorovicic, o manto e o núcleo estão separados por outra, a Descontinuidade de Gutenberg, que fica a 2.700-2.890 km de profundidade.
É verdade que entre o manto é o núcleo Encontra-se a descontinuidade de Mohorovicic?
As descontinuidades são as demarcações de passagem de uma camada terrestre para outra. No caso da passagem entre a crosta terrestre e o manto, a descontinuidade é chamada de Mohorovicic. Esse nome é uma homenagem ao astrofísico Andrija Mohorovičić (1857-1936), que foi o pioneiro na identificação dessa descontinuidade.
O que são as descontinuidades das camadas da Terra quais são elas?
Descontinuidade é um termo usado em geologia para designar as camadas de transição, tanto no interior da Terra, onde há diferença na densidade da rocha constituinte (descontinuidade da densidade) quanto para designar diferentes fácies sedimentares.
O que é astenosfera explique?
A astenosfera é a camada que se situa logo abaixo da litosfera. Como sua temperatura é mais elevada, possui menor rigidez sofrendo deformação quando sujeita a esforços. ... A base da astenosfera situa-se a uma profundidade de aproximadamente 700 km (hipocentro do terremoto mais profundo).
O que é uma descontinuidade geografia?
Descontinuidade é um termo usado em geologia para designar as camadas de transição, tanto no interior da Terra, onde há diferença na densidade da rocha constituinte (descontinuidade da densidade) quanto para designar diferentes fácies sedimentares.
Para que serve a descontinuidade de Gutenberg?
Limite existente na Terra à profundidade de 2900 quilómetros, a partir da qual as ondas S não se propagam e as ondas P retardam o seu movimento. A descontinuidade de Gutenberg é considerada o limite de separação entre o núcleo, situado abaixo dessa profundidade, e o manto, situado acima dessa mesma descontinuidade.
Qual a origem da descontinuidade?
- Esta descontinuidade deve o seu nome ao investigador alemão Beno Gutenberg que a descobriu; é também conhecida por descontinuidade C, devendo esta designação ao termo ”cor” de origem latina, que significa núcleo;
Quando ocorre a descontinuidade da velocidade?
- As descontinuidades podem ser de primeira ordem, quando a alteração de velocidade ocorre bruscamente, e são de segunda ordem quando se verifica um evidente aumento ou diminuição da velocidade de modo contínuo.
Quais são os "pontos de descontinuidade"?
- Todos os "pontos de descontinuidade" se situam em superfícies mais ou menos esféricas, concêntricas relativamente ao centro da Terra. Para simplificar, podemos assemelhar o meio terrestre a uma série de lâminas paralelas homogéneas onde a velocidade é tanto maior quanto mais profundamente elas se encontram.