Como saber se a pessoa tem hipertireoidismo?
Índice:
- Como saber se a pessoa tem hipertireoidismo?
- Quais as causas do hipotireoidismo e hipertireoidismo?
- O que é considerado hipertireoidismo?
- Quais são as consequências do hipertireoidismo?
- O que o hipertireoidismo pode causar?
- Quanto tempo demora o tratamento de hipertireoidismo?
- Pode morrer de hipertireoidismo?
- Quais são as causas do hipotireoidismo?
- Como se classifica o hipertireoidismo?
- Como prevenir o hipertireoidismo?
- Por que ter parentes com hipertireoidismo?
- Será que o idoso tem hipertireoidismo?
Como saber se a pessoa tem hipertireoidismo?
Sinais e sintomas de hipertireoidismo
- Nervosismo, ansiedade, inquietação;
- Perda de peso, apesar do apetite aumentado;
- Suor excessivo;
- Menstruação irregular;
- Palpitações cardíacas;
- Tremores nas mãos;
- Sensação de calor mesmo em ambiente frio;
- Dificuldade para dormir e para se concentrar;
Quais as causas do hipotireoidismo e hipertireoidismo?
O Hipotireoidismo é causado pela tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune que provoca a redução gradativa da glândula. Já o Hipertireoidismo é causado pela doença de Graves, excesso de iodo na alimentação, surgimento de nódulos na glândula e ingestão dos hormônios da tireoide.
O que é considerado hipertireoidismo?
Hipertireoidismo é quando a tireoide produz mais hormônios do que deveria. Já o hipotireoidismo é quando a tireoide produz menos hormônios do que deveria. Em adultos, a doença de Hashimoto (quando o sistema imunológico ataca a glândula da tireoide) é a causa mais comum do hipotireoidismo.
Quais são as consequências do hipertireoidismo?
Já no hipertireoidismo os sintomas característicos são: insônia, perda de peso, apesar do aumento do apetite, pele quente e úmida, tremores, fraqueza muscular, taquicardia, nervosismo e diarreia. O hipertireoidismo não tratado também pode levar a consequências graves: fibrilação atrial (taquiarritmia) e osteoporose.
O que o hipertireoidismo pode causar?
Pessoas com hipertireoidismo podem sofrer de perda de apetite, intolerância a temperaturas quentes, intestino solto, fraqueza nos músculos, queda de cabelo, perda de cálcio nos ossos, entre outros problemas.
Quanto tempo demora o tratamento de hipertireoidismo?
Para avaliar se o medicamento está na dose certa e se está tendo o efeito desejado, serão pedidos exames ao sangue para avaliar os níveis dos hormônios TSH, T3 e T4 no corpo, podendo a dose certa de remédios ser conseguida entre 6 a 8 semanas de tratamento. Saiba mais sobre os remédios para hipertireoidismo.
Pode morrer de hipertireoidismo?
Se não tratada, a doença pode levar ao comprometimento da visão e cegueira, desenvolvimento de osteoporose, além de ocasionar arritmias cardíacas que podem levar à morte.
Quais são as causas do hipotireoidismo?
Na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção autoimune. Por consequência, o organismo produz anticorpos que danificam a tireoide, diminuindo sua capacidade de produção dos hormônios.
Como se classifica o hipertireoidismo?
- Pode-se classificar hipertireoidismo com base na absorção de iodo radioativo tireoidiano e presença ou ausência de estimuladores de tireoide circulantes (ver tabela Resultados de exames laboratoriais da função tireoidiana em várias situações clínicas ).
Como prevenir o hipertireoidismo?
- Hipertireoidismo pode contribuir para o surgimento de doenças nos ossos, como osteoporose, por isso é importante consumir níveis consideráveis de cálcio para fortalecer o esqueleto. A crise de tireoide (tireotoxicose), também chamada “tempestade” tireoidiana, é uma piora nos sintomas do hipertireoidismo devido a uma infecção ou estresse.
Por que ter parentes com hipertireoidismo?
- Ter parentes com hipertireoidismo é um importante fator de risco para a doença. Mulheres também têm mais chances de contrair o problema do que homens. Se você tiver algum parente que tiver sido diagnosticado com hipertireoidismo, é válido conversar com um especialista para saber que medidas tomar em seguida.
Será que o idoso tem hipertireoidismo?
- É possível que o idoso com hipertireoidismo não apresente esses sintomas característicos, mas tenha o que às vezes é chamado de hipertireoidismo apático ou oculto, que faz com que ele fique fraco, confuso, retraído e deprimido. O hipertireoidismo também provoca alterações oculares.