O que é dar um parecer?
Índice:
- O que é dar um parecer?
- O que é um parecer técnico?
- Qual o objetivo de um parecer jurídico?
- Qual é o parecer de um processo?
- Qual a finalidade do parecer jurídico?
- Qual o ponto de vista do parecerista?
- Como elaborar um bom parecer jurídico?
O que é dar um parecer?
Dar um parecer é transmitir mais do que uma opinião, é expressar-se de modo embasado. Seu objetivo é explicitar o assunto, de forma clara e precisa, para uma outra parte cujo conhecimento técnico não é o mesmo do parecerista.
O que é um parecer técnico?
O parecer técnico é o documento utilizado para determinar se as especificações do material/serviço apresentadas pelos licitantes estão de acordo com as exigências ou restrições técnicas que constam no edital, dessa forma o parecer técnico é indispensável na realização do Pregão Eletrônico.
Qual o objetivo de um parecer jurídico?
A função do parecer jurídico é trazer clareza sobre um determinado assunto ou processo, pois vai analisar os fatos, efeitos, normas e validades jurídicas do caso concreto. Por fim, irá apresentar uma solução ou um panorama para a questão.
Qual é o parecer de um processo?
- O parecer é uma redação técnica a respeito de um ato realizado e indica a conclusão do trâmite de um processo.
Qual a finalidade do parecer jurídico?
- A finalidade do parecer jurídico é tornar compreensível a questão de algum assunto no Direito (conheça as áreas do direito ). Nele, busca-se ilustrar as legislações pertinentes que incidem na problemática, bem como assimilação dos fatos, efeitos e validade jurídica decorrentes do caso apreciado.
Qual o ponto de vista do parecerista?
- O ponto de vista emitido é pautado em leis, princípios, doutrinas e jurisprudências, ou seja, fontes do direito que sustentam o posicionamento técnico do parecerista com o objetivo de elucidar o tema.
Como elaborar um bom parecer jurídico?
- Na orientação jurídica, o desfecho é com a expressão “é o parecer. À consideração superior”. Após isso, deve-se finalizar com local e data, assinatura e cargo ocupado do profissional. O principal ponto para elaboração de um ótimo parecer jurídico é usar uma linguagem acessível e ao mesmo tempo coesa, clara e objetiva.