O que são células escamosas superficiais e intermediárias?
Índice:
- O que são células escamosas superficiais e intermediárias?
- O que significa células epiteliais escamosas intermediárias?
- Quais são as células da camada superficial?
- Qual o tamanho das células superficiais?
- Qual é o núcleo das células superficiais?
- Quais são as células superficiais e intermediárias?
O que são células escamosas superficiais e intermediárias?
As células escamosas intermediárias têm tamanho semelhante às células escamosas superficiais, com núcleos vesiculares centrais ligeiramente maiores que as superficiais, com um padrão de cromatina fino e uniforme, citoplasma cianofílico / eosinofílico transparente e abundante.
O que significa células epiteliais escamosas intermediárias?
Essas células se desenvolvem a partir das células parabasais por diferenciação posterior. As células intermediárias possuem uma forma poligonal e isodiamétrica com citoplasma cianofílico, transluzente, claro, brilhante e margens celulares bem delimitadas.
Quais são as células da camada superficial?
- São células da camada superficial, são poliédricas com aproximadamente 40 a 60 micra, têm um citoplasma vasto, homogéneo, translúcido, eosinófilo por vezes cianófilo (com a coloração de papanicolaou), outras vezes com granulações querato-hialinas.
Qual o tamanho das células superficiais?
- Em contraste com as células das camadas mais profundas, as células superficiais contêm pequenos núcleos pcnóticos que medem aproximadamente 6 micromilímitros de diâmetro. As células superficiais descamam sobretudo como elementos isolados, devido à ruptura dos desmossomos; medem de 40 a 60um de diâmetro; o núcleo, muito denso e picnótico.
Qual é o núcleo das células superficiais?
- O núcleo das células superficiais é central, picnótico, redondo a oval, sem padrão de cromatina visível com membrana nuclear regular. As células intermediárias surgem geralmente na 2ª fase do ciclo (pós-ovulação) na gravidez, na menopausa e na terapêutica com progesterona.
Quais são as células superficiais e intermediárias?
- Têm citoplasma vasto, translúcido, cianófilo, por vezes eosinófilo (com a coloração de papanicolaou), podem apresentar os bordos enrolados, com grânulos querato-hialinos ou com vacúolos. O núcleo pode ser redondo ou oval, maior que o das células superficiais e a cromatina bem definida. Células superficiais e intermediárias.