:

O que significa células escamosas superficiais?

Índice:

  1. O que significa células escamosas superficiais?
  2. O que é presença de células Endocervicais?
  3. Como se desenvolvem as células intermediárias?
  4. Qual o tamanho das células superficiais?
  5. Qual a relevância das células endocervicais?
  6. Como as células endometriais podem ser exfoliadas?

O que significa células escamosas superficiais?

As células superficiais são as células mais maduras do epitélio escamoso cervical. O citoplasma é claro-brilhante, transluzente e levemente cianofílico ou eosinofílico, dependendo do grau de queratinização. As margens celulares são proeminentes.

O que é presença de células Endocervicais?

Células endocervicais são as células normais do colo uterino/ canal cervical, quando consideradas típicas, significa que estão normais, sem alterações identificadas.

Como se desenvolvem as células intermediárias?

  • Essas células se desenvolvem a partir das células parabasais por diferenciação posterior. As células intermediárias possuem uma forma poligonal e isodiamétrica com citoplasma cianofílico, transluzente, claro, brilhante e margens celulares bem delimitadas.

Qual o tamanho das células superficiais?

  • Em contraste com as células das camadas mais profundas, as células superficiais contêm pequenos núcleos pcnóticos que medem aproximadamente 6 micromilímitros de diâmetro. As células superficiais descamam sobretudo como elementos isolados, devido à ruptura dos desmossomos; medem de 40 a 60um de diâmetro; o núcleo, muito denso e picnótico.

Qual a relevância das células endocervicais?

  • Portanto, as células endocervicais têm uma relevância que não se limita ao puramente biológico, uma vez que elas também têm um valor médico. Em outras palavras, essas células são avaliadas por especialistas com métodos diagnósticos avançados que determinam se a mulher tem problemas de saúde.

Como as células endometriais podem ser exfoliadas?

  • As células epiteliais podem ser exfoliadas individualmente ou em arranjos tridimensionais, muitas vezes denominados "formações de amoras" (formações em bolas). As células endometriais têm uma elevada relação N/C com citoplasma cianofílico delicado, às vezes difícil de ser visualizado.