Qual a função da creatinina no sangue?
Índice:
- Qual a função da creatinina no sangue?
- Qual o limite da creatinina?
- Quais são as causas da Baixa creatinina?
- Como foi feito o exame de creatinina?
- Como diminuir os níveis de creatinina?
- Qual o valor da creatinina no sangue?
Qual a função da creatinina no sangue?
A creatinina é um resíduo produzido nos músculos de uma substancia chamada creatina, que faz parte das reações que produzem a energia necessária para a contração muscular. É um metabólito nitrogenado não proteico depurado do corpo através do rim após a filtração glomerular.
Qual o limite da creatinina?
Níveis acima do limite de normalidade podem indicar doença renal. Para mulheres, o recomendado é entre 0,5 a 1,1 mg/dL e, para homens, de 0,6 a 1,2 mg/dL.
Quais são as causas da Baixa creatinina?
- As causas da baixa creatinina diferem das causas da creatinina alta. Os níveis de creatinina também desempenham um papel na avaliação da função renal. Quando a creatinina começa a se acumular no corpo, os médicos devem fazer testes para verificar se há problemas renais.
Como foi feito o exame de creatinina?
- Nesse ano, como em todos os anos desde 2006, o governo fez campanhas incentivando os cidadãos a fazer exame de sangue, onde o resultado dos níveis de creatinina pode prevenir possíveis problemas renais. Dados comprovam que níveis muito altos dessa substância no sangue podem indicar falha no sistema de filtragem desse órgão.
Como diminuir os níveis de creatinina?
- Se os baixos níveis de creatinina forem causados por uma má alimentação ou desnutrição, o médico pode recomendar ajustes na dieta, como aumentar a ingestão de boas fontes de proteína e caprichar em outros alimentos saudáveis como frutas e legumes. Além disso, outra boa dica é ter mais refeições durante o dia em porções reduzidas e saudáveis.
Qual o valor da creatinina no sangue?
- Uma concentração alta de creatinina no sangue pode indicar uma redução da função renal da pessoa (insuficiência renal), ou relação com outros males como leucemia, acromegalia, hipertireoidismo, gota, hipertensão e insuficiência cardíaca. Um valor baixo de creatinina no sangue é indício de gravidez.