O que é uma pessoa Curinga?
Índice:
- O que é uma pessoa Curinga?
- Qual a origem do Coringa?
- Qual a origem da “Macumba”?
- Por que a macumba não pode ser vista como magia?
- Quais são os rituais da Macumba?
O que é uma pessoa Curinga?
No Brasil, a palavra é bastante usada para a carta do baralho que muda de valor e combinação dependendo do local em que é colocada em um jogo. Mas também pode se referir a um bobo da corte: uma pessoa esperta, engraçada, sem escrúpulos e polivalente.
Qual a origem do Coringa?
- Há várias versões da sua origem, algumas delas refere que o motivo de a aparência do Coringa ser pele esbranquiçada e semblante sempre a sorrir são oriundos do fato de o personagem ter caído em produto químico, o que teria deformado a sua face.
Qual a origem da “Macumba”?
- Assim, “macumbeiro” era quem tocava esse instrumento. A visão da “macumba” como algo negativo, tem origem no começo do séc. XX. Nessa época a igreja católica, preocupada com a emergência dos cultos de origem africana, originou um discurso que associava essa espiritualidade ao diabo.
Por que a macumba não pode ser vista como magia?
- Isso não quer dizer que a macumba não possa ser vista como magia. Na verdade, segundo o estudioso Roger Bastide, a macumba se definiria como os feitos mágicos realizados individualmente. Ou seja, o feitiço é responsabilidade do indivíduo que busca conseguir o que quer.
Quais são os rituais da Macumba?
- Na prática,na maioria das vezes a macumba está relacionada diretamente com os rituais praticados em alguns cultos afro-brasileiros, característicos pela manifestação mediúnica. Primeiramente, a gira (ou jira) é um ritual da Umbanda que busca a reunião de vários espíritos de determinado grupo, levando-os a se manifestarem nos médiuns.