O que é conversão dentro da psicologia?
Índice:
- O que é conversão dentro da psicologia?
- O que significa a palavra conversão na psicanálise?
- O que é uma conversão histérica?
- Como a psicanálise explica a conversão histérica?
- Qual a diferença de crise convulsiva e crise Conversiva?
- O que é histeria na psiquiatria?
- Qual a reação de conversão?
- Quais são os distúrbios de conversão?
- Quais os sintomas do transtorno de conversão?
- Qual seria a conversão somática?
O que é conversão dentro da psicologia?
Distúrbio de conversão é uma condição na qual as pessoas reportam sintomas que não têm explicação física. Isso pode incluir sintomas como fraqueza, distúrbios do movimento ou sensação, ou apagões.
O que significa a palavra conversão na psicanálise?
Atualmente, define-se conversão como a presença de um ou mais sintomas ou déficits que afetam a função motora voluntária ou sensorial, sugerindo a presença de uma doença neurológica ou de outra condição médica que não pode ser comprovada objetivamente.
O que é uma conversão histérica?
Esse termo é utilizado para designar a forma sintomática da neurose em que o conflito psíquico se simboliza em sintomas corporais diversos, sejam eles de maior intensidade, como uma crise emocional com teatralidade, ou mais duradouros, como anestesias e paralisias histéricas.
Como a psicanálise explica a conversão histérica?
Uma pessoa com histeria é capaz de reter certa quantidade de causas provocadoras; essa quantidade é aumentada pela soma, até o ponto além da tolerância do sujeito, ocasionando a conversão. Deste modo, a formação dos sintomas histéricos pode processar-se com base em afetos relembrados ou em afetos novos.
Qual a diferença de crise convulsiva e crise Conversiva?
Enquanto as crises epilépticas convulsivas apresentam padrão estereotipado dos movimentos motores, com perda da consciência, uma convulsão conversiva varia de uma crise para outra, sem perda da consciência, embora com alterações do estado mental.
O que é histeria na psiquiatria?
A histeria, também chamado de transtorno somatoforme, é um transtorno psicológico caracterizado pela ocorrência de sintomas físicos recorrentes que surgem principalmente nos casos de ansiedade generalizada, no qual a pessoa não consegue controlar suas emoções e sua forma de agir, reagindo de forma exagerada ou perdendo ...
Qual a reação de conversão?
- Hoje, a reação de conversão é classificada como um transtorno somatoforme no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV). Reação de conversão é uma condição muito rara, respondendo por cerca de 2% de todos os diagnósticos psiquiátricos, e geralmente aparece pela primeira vez durante a adolescência ou início da idade adulta, ...
Quais são os distúrbios de conversão?
- De fato, distúrbios de conversão frequentemente são observados em pacientes com história pregressa de lesão . de conversão também é observada, principalmente na observação de altas taxas de síndromes convulsivas orgânicas associadas a crises assemelhadas, não-epilépticas, psicogênicas.
Quais os sintomas do transtorno de conversão?
- Os sintomas do transtorno de conversão – como, por exemplo, a paralisia de um braço ou de uma perna, ou a perda de sensibilidade em uma parte do corpo – sugerem a existência de uma disfunção do sistema nervoso.
Qual seria a conversão somática?
- Desta forma, a conversão somática seria apenas uma forma através do qual os mecanismos psíquicos influenciam as funções somáticas (Vicente, 2005).