:

O que é contribuição de terceiros INSS?

Índice:

  1. O que é contribuição de terceiros INSS?
  2. Quais são as contribuições para terceiros?
  3. O que compõe o terceiros na GPS?
  4. Quais os percentuais de terceiros no INSS?
  5. Como calcular o INSS de terceiros?
  6. Qual o código de terceiros?
  7. Como é feito o cálculo de terceiros?
  8. Qual o percentual de terceiros?
  9. Como calcular terceiros na sefip?
  10. Qual a contribuição destinada a terceiros?
  11. Quando é recolhida a contribuição de terceiros?
  12. Qual a tabela de contribuição a terceiros?
  13. Como aplicar as alíquotas de contribuição de terceiros?

O que é contribuição de terceiros INSS?

Trata-se da limitação da base de cálculo das contribuições destinadas a outras entidades e fundos, comumente chamadas de contribuições de terceiros, entre eles Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sebrae, Incra, Sescoop, Sest, Senat e FNDE (salário-educação).

Quais são as contribuições para terceiros?

As contribuições sociais destinadas a terceiros podem ser divididas em três categorias, quais sejam, contribuições sociais em sentido estrito (Salário Educação), as contribuições de intervenção no domínio econômico (Incra) e as contribuições compulsórias dos empregadores recolhidas para instituições do chamado Sistema ...

O que compõe o terceiros na GPS?

São consideradas Outras Entidades ou Fundos (Terceiros) as seguintes entidades: Salário-Educação, INCRA, SENAI, SESI, SENAC, SESC, SEBRAE, DPC, Fundo Aeroviário, SENAR, SEST, SENAT e SESCOOP. ... 2,5% sobre o total da remuneração paga ou creditada pela empresas aos seus empregados.

Quais os percentuais de terceiros no INSS?

Para o cálculo das contribuições, para outras entidades (terceiros), cada empresa deverá enquadrar-se em um dos FPAS e, com base nesse código, saberá qual o percentual de recolhimento a que estará sujeita, conforme orientações administrativas do INSS....

Tabela “A”
Contribuição à Previdência Social (INSS)20%
TOTAL35,80%

Como calcular o INSS de terceiros?

A base de calculo é a soma da remuneração dos empregados, a remuneração do contribuinte não faz base para o INSS de terceiros. Verificamos que o empregado que está gerando a diferença é o empregado JOÃO, deveria ter calculado R$ 92,80 de INSS Terceiros, porém calculou R$ 87,00 (1.600,00 x 5,8% = 92,80).

Qual o código de terceiros?

Saiba tudo sobre Trabalho e Previdência nos links abaixo

Código FPASSituação do ContribuinteCódigo Terceiros
515 515 (cooperativa)Sem Convênio Sem Convênio (SESCOOP)0115 4163
523Sem Convênio0003
531Sem Convênio0003
531Com Convênio Salário-educação Sem Convênio2 3

Como é feito o cálculo de terceiros?

Para cálculo das contribuições, para outras entidades (terceiros), efetuado sobre o total da folha de pagamento dos empregados, a empresa deverá enquadrar-se em um dos FPAS e, com base nesse código, saberá qual o percentual de recolhimento a que estará sujeita, conforme orientações administrativas do INSS.

Qual o percentual de terceiros?

Código FPASSITUAÇÃO DO CONTRIBUINTE NA TABELA AUXILIARPERCENTUAIS
5Com convênio Salário Educação Sem convênio0,2 2,7
531Com convênio Salário Educação Sem convênio2,7 5,2
5Com convênio Salário Educação Sem convênio2,7 5,2
558Com convênio Salário Educação Sem convênio2,7 5,2

Como calcular terceiros na sefip?

Conforme Ato Declaratório nº 14, a SEFIP não está preparada para calcular terceiros conforme redução da alíquota, podendo gerar diferenças entre Domínio e SEFIP, no qual, a emissão da guia GPS poderá ser feita pelo sistema Domínio e os valores da GPS emitida pelo SEFIP deverão ser rejeitados.

Qual a contribuição destinada a terceiros?

  • Contribuição destinada a terceiros. Além das contribuições destinadas à Previdência Social ( CPP e RAT ajustado ), a maioria das empresas também é obrigada ao recolhimento de um percentual sobre a folha de pagamento a título de terceiros, ou outras entidades como também é chamado, previsto na Constituição Federal de 1988 em seu artigo 240.

Quando é recolhida a contribuição de terceiros?

  • Abaixo, disponibilizamos quando com os códigos FPAS existentes e suas respectivas alíquotas. A contribuição de terceiros segue os mesmos prazos de recolhimento da Contribuição Previdenciária Patronal e do RAT (Risco de Acidente do Trabalho), uma vez que é recolhida por meio do mesmo documento, a GPS (Guia da Previdência Social).

Qual a tabela de contribuição a terceiros?

  • Lembramos que a empresa, para aplicação da referida tabela de contribuição a Terceiros, deve observar as regras para enquadramento, o qual está disciplinado na Instrução Normativa RFB nº 971/09, alterada pela Instrução Normativa RFB nº 1.071/10. Dispõe a referida Instrução Normativa que, para fins de contribuição a Terceiros, classificam-se como:

Como aplicar as alíquotas de contribuição de terceiros?

  • O código FPAS e as alíquotas correspondentes, serão aplicados a todos os estabelecimentos da mesma pessoa jurídica, assim considerados os cadastrados sob a mesma raiz de CNPJ, independentemente de sua localização. Transcrevemos, a seguir o Anexo II da Instrução Normativa RFB nº 971/09 que traz as alíquotas de contribuição de Terceiros de forma ...