:

O que é o EPEC?

Índice:

  1. O que é o EPEC?
  2. Como funciona a contingência EPEC?
  3. O que é contingência FS?
  4. Como funciona a Nota em contingência?
  5. Como desbloquear EPEC?
  6. O que é EPEC pendente de conciliação?
  7. Como enviar nota fiscal em contingência passo a passo?
  8. O que é modo de contingência?
  9. O quê sistema em contingência?
  10. Qual o tipo de contingência?
  11. Qual a forma de contingência mais segura?
  12. Como pode ser realizada a emissão em contingência?
  13. Qual a diferença entre a NFE e a epec?

O que é o EPEC?

EPEC – Evento Prévio de Emissão em Contingência – é alternativa de emissão de NF-e em contingência com o registro prévio do resumo das NF-e emitidas. ... Neste caso, o emissor pode optar pela emissão da NF-e em contingência com a impressão do DANFE em Formulário de Segurança.

Como funciona a contingência EPEC?

A Contingência EPEC funciona de modo a efetuar a solicitação do contribuinte para que seja feito o registro da nota antes da emissão do documento. E, para que essa ação ocorra, é preciso que seja enviado para o Ambiente Nacional esse registro, por meio de um webservice, uma nota com as informações básicas da venda.

O que é contingência FS?

Na contingência FS-DA (Contingência com uso do Formulário de Segurança) pode ser realizada a emissão de uma NF-e, sem que o emissor tenha qualquer comunicação de internet. Ao detectar a falha de comunicação, você poderá optar pela emissão em FS-DA, realizando a impressão em formulário de segurança.

Como funciona a Nota em contingência?

A NFe em Contingência é a forma pela qual se permite a emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica quando o software emissor de NFe não consegue se conectar com o WebService da SEFAZ do estado. ... Mesmo que seja difícil a conexão da SEFAZ cair, é possível que aconteça e para isso há a NFe em Contingência.

Como desbloquear EPEC?

Como desbloquear o EPEC? É necessário entrar em contato com a SEFAZ do seu estado. Apesar do reenvio ser automático através de softwares voltados para a emissão e organização dos documentos fiscais eletrônicos, podem acontecer problemas no processo que levam ao bloqueio do EPEC.

O que é EPEC pendente de conciliação?

Quando é registrado um evento de EPEC, o Emissor tem 7 dias para fazer a conciliação, ou seja, obter a autorização do EPEC na Sefaz Estadual. ... A partir deste momento, o Emitente não conseguirá obter autorização de novas EPEC, enquanto não regularizar a situação dos "EPEC Pendentes de Conciliação".

Como enviar nota fiscal em contingência passo a passo?

Passo a passo: como emitir nota fiscal em contingência

  1. Preencha a nota normalmente e escolha a versão “Completa NF-e”
  2. Clique em “Forma de Emissão”
  3. Selecione a opção SVC-NA (ou SVC-RS, dependendo do estado)
  4. Abaixo aparecerá o quadro com a “Data da contingência” e “Justificativa da contingência

O que é modo de contingência?

O Modo de Emissão em Contingência é utilizado quando ocorre algum problema técnico, que pode ser tanto na SEFAZ, como no ambiente do próprio contribuinte, não havendo como fazer a transmissão do documento eletrônico em tempo real.

O quê sistema em contingência?

Contingência é quando, por algum motivo o documento fiscal eletrônico não consegue eletronicamente autorização na SEFAZ, um dos motivos mais comuns, por exemplo, é a falta de internet.

Qual o tipo de contingência?

  • No mundo fiscal a contingência é um evento que ocorre quando o contribuinte não consegue se comunicar com a SEFAZ estadual para emitir o documento fiscal. Veja o que fazer nessa situação e saiba mais sobre os diferentes tipos de contingência:

Qual a forma de contingência mais segura?

  • Por ser mais simples e segura, a forma de contingência mais adotada é a Off-line. Não existe necessidade de autorização prévia pelo FISCO para a entrada do modo em contingência. No entanto, alertamos que a emissão de NFC-e em contingência deve ser tratada como exceção, sendo regra a emissão de NFC-e com autorização em tempo real.

Como pode ser realizada a emissão em contingência?

  • Desta forma, quando o ambiente da SEFAZ de um determinado estado se encontrava indisponível a emissão em contingência podia ser realizada através do DPEC, no ambiente da Receita Federal do Brasil, que disponibilizava ao contribuinte uma declaração com as principais informações da NF-e emitida.

Qual a diferença entre a NFE e a epec?

  • Este módulo é semelhante a Contingência EPEC e o DANFE também pode ser impresso em papel comum. A diferença é que a NFe é enviada para uma Sefaz Virtual de Contingência e não precisa ser transmitida para a estadual após a autorização. Para usar a SVC, Sefaz Virtual de Contingência, é necessário que a Sefaz de origem tenha ativado este módulo.