O que é dissonância na língua portuguesa?
Índice:
- O que é dissonância na língua portuguesa?
- Qual a definição de consonância?
- Por que consonância e dissonância?
- Qual a consonância dos harmônicos?
- Qual a consonância com o povo?
O que é dissonância na língua portuguesa?
1. Simultaneidade ou sucessão de dois ou mais sons desarmoniosos. 2. Desproporção desagradável.
Qual a definição de consonância?
- A definição mais restritiva de consonância pode ser aqueles sons que são agradáveis enquanto que a definição geral inclui quaisquer sons que forem usados livremente. Consonância pode ser definida de várias maneiras:
Por que consonância e dissonância?
- Tanto consonância como dissonância são palavras aplicáveis à harmonia, acordes e intervalos e, por extensão, à melodia, e mesmo ao ritmo e à métrica.
Qual a consonância dos harmônicos?
- Coincidência dos harmônicos: consonância é a maior coincidência dos harmônicos ou dos parciais ( ondas parciais ou componentes) (coletivamente sobretons – Helmholtz ). Segundo esta definição, a consonância não é dependente apenas do intervalo entre duas notas, mas dos parciais e, portanto, da qualidade do som ( timbre) das próprias notas.
Qual a consonância com o povo?
- Exemplo: "As ideias do líder não estão em consonância com o desejo do povo" ou "Ele agiu em consonância com os seus valores". Ainda a partir da sua acepção original, consonância também pode significar o efeito ou a ação de soar simultaneamente, produzindo sons semelhantes e repetitivos, como versos e rimas, por exemplo.