:

Quais são as conjunções aditivas?

Índice:

  1. Quais são as conjunções aditivas?
  2. Quais são as conjunções de adição em língua portuguesa?
  3. Não é uma conjunção aditiva?
  4. O que é um texto aditiva?
  5. Quais as orações coordenadas aditivas?
  6. Quais são as conjunções coordenadas explicativas?
  7. Quais são as frases com conjunções aditivas?
  8. Qual a diferença entre a conjunção coordenativa e o tipo aditivo?
  9. Quais são as locuções conjuntivas aditivas?
  10. Quais são os usos dessa conjunção?

Quais são as conjunções aditivas?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

Quais são as conjunções de adição em língua portuguesa?

As principais conjunções aditivas são a conjunção e, usada para indicar uma adição com sentido positivo, e a conjunção nem, usada para indicar uma adição com sentido negativo. Além dessas duas, existem outras locuções conjuntivas aditivas.

Não é uma conjunção aditiva?

Como já exposto, as conjunções aditivas trazem uma relação de ideias que se somam e complementam-se, podendo ser tanto no sentido positivo quanto no sentido negativo. Por isso é possível apontar duas conjunções aditivas muito utilizadas: e (para sentido positivo) e nem (para sentido negativo). Não pare agora...

O que é um texto aditiva?

As Orações Coordenadas Sindéticas Aditivas são orações sequenciadas por Conjunções Coordenativas Aditivas estabelecendo uma ideia de soma, de adição, de acréscimo a uma informação trazida na oração antecedente. Veja os exemplos a seguir: Gosto de viajar de carro e de moto.

Quais as orações coordenadas aditivas?

1. Oração coordenada sindética aditiva. As orações coordenadas sindéticas aditivas são aquelas que transmitem uma ideia de adição, soma. Os conectivos que coordenam as orações aditivas são: e, nem, não só, mas também, mas ainda, como, assim, etc.

Quais são as conjunções coordenadas explicativas?

A conjunção explicativa é um dos tipos de conjunções coordenativas. Sua principal função é a de relacionar duas orações, com uma explicando a informação contida na outra (daí o nome, “explicativa”). Algumas das conjunções coordenativas explicativas da língua portuguesa são: que, porque, pois, porquanto etc.

Quais são as frases com conjunções aditivas?

  • Exemplos de frases com conjunções aditivas 1 Maria Luísa caiu no recreio e foi levada para o hospital. 2 Minha vizinha não foi à festa nem avisou que não ia. 3 Gosto muito dele, bem como gosto muito de você. 4 Não só visitei a Torre Eiffel, como também visitei o Museu do Louvre. More ...

Qual a diferença entre a conjunção coordenativa e o tipo aditivo?

  • A conjunção coordenativa (do tipo aditivo) “e” apenas conectou essas duas orações, estabelecendo um encadeamento. É importante entender a diferença porque as conjunções aditivas são justamente um tipo de conjunção coordenativa. Além dela, outros tipos de conjunções coordenativas são: adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

Quais são as locuções conjuntivas aditivas?

  • Elas são chamadas de locuções conjuntivas aditivas. Vamos conhecer alguns exemplos: Agora que já aprendemos o conceito e quais são as conjunções aditivas, veremos seu uso em algumas orações. Observe que elas ligam uma oração à outra acrescentando significado às ideias de cada enunciado. Vinícius estava para chegar e Henrique já estava pronto.

Quais são os usos dessa conjunção?

  • Acerca desses usos, é correto afirmar que: a) A primeira conjunção foi selecionada por carregar valor conclusivo; a segunda, por introduzir uma explicação. b) A conjunção "no entanto" tem valor condicional, sendo equivalente a "contanto"; já a conjunção "porque" exprime causalidade.