:

Para que serve o concentrado de hemácias?

Índice:

  1. Para que serve o concentrado de hemácias?
  2. O que é concentrado de hemácias?
  3. Quantos mL tem um concentrado de hemácias?
  4. Qual o tempo de vida das hemácias no sangue?
  5. Quanto tempo para correr concentrado de hemácias?
  6. Quando transfundir sangue total ou Hemocomponente?
  7. O que é concentrado de hemácias lavadas?
  8. Qual é a via de administração de um concentrado de hemácias?
  9. Quais são os tipos de concentrados de hemácias?
  10. O que o aumento de hemácias no sangue pode causar?
  11. Qual a indicação para transfusão de hemácias?
  12. Quais são os procedimentos especiais de hemocomponentes?
  13. Quais são as vantagens dos hemocomponentes?
  14. Por que o uso de sangue e hemocomponentes?

Para que serve o concentrado de hemácias?

O concentrado de hemácias é um dos poucos tratamentos que restaura adequadamente a oxigenação dos tecidos quando a demanda excede a oferta de oxigênio. O objetivo de transfusão de concentrado de hemácias é restaurar os níveis de hemoglobina e repor perdas de sangue.

O que é concentrado de hemácias?

Hemocomponente obtido através do fracionamento de uma bolsa de sangue total, com remoção de 2 ml de plasma.

Quantos mL tem um concentrado de hemácias?

220ml O concentrado de hemácias (CH) é obtido por meio da centrifugação de uma bolsa de sangue total (ST) e da remoção da maior parte do plas- ma. Seu volume varia entre 220ml e 280ml.

Qual o tempo de vida das hemácias no sangue?

Essas células possuem um ciclo de vida de cerca de 120 dias. Elas são formadas na medula óssea através de um processo chamado de eritropoiese, que tem duração de sete dias e é estimulado pela eritropoietina, um hormônio glicoproteico. Após o ciclo de vida, a destruição das hemácias acontece no fígado e no baço.

Quanto tempo para correr concentrado de hemácias?

A transfusão sanguínea de CH - Concentrado de Hemácias - deve ser realizada durante, no máximo, 4 horas, devendo a bolsa ser retirada e descartada caso atinja o tempo limite, para CP - Concentrado de plaquetas - e PFC - Plasma - deve-se correr aberto em no máximo 1 hora e para CRIO - crioprecipitado - deve-se correr em ...

Quando transfundir sangue total ou Hemocomponente?

Deve ser transfundida a quantidade de hemácias suficiente para a cor‑ reção dos sinais/sintomas de hipóxia, ou para que a Hb atinja níveis aceitáveis. Em indivíduo adulto de estatura média, a transfusão de uma unidade de CH normalmente eleva o Ht em 3% e a Hb em 1 g/dL.

O que é concentrado de hemácias lavadas?

Concentrado de Hemácias Lavado (CHL): É o CH submetido à lavagem manual ou automatizada com solução salina estéril.

Qual é a via de administração de um concentrado de hemácias?

Hemácias podem ser transfundidas em acesso venoso compartilhado, apenas, com cloreto de sódio 0,9% (SF). É desnecessário diluir o concentrado de hemácias antes da infusão. O hematócrito do concentrado de hemácias permite geralmente bom fluxo de infusão.

Quais são os tipos de concentrados de hemácias?

  • Concentrado de hemácias lavadas. Concentrado de hemácias submetido a lavagem com soro fisiológico através de centrifugação e desprezo do sobrenadante. ...
  • Concentrado de hemácias. ...
  • Concentrado de plaquetas. ...
  • Crioprecipitado. ...
  • Plaquetas por aférese. ...
  • Plasma Expansor. ...
  • Plasma fresco congelado. ...
  • Pool de plaquetas.

O que o aumento de hemácias no sangue pode causar?

Devido ao aumento no número de hemácias, o sangue fica mais viscoso, o que faz com que o sangue circule com mais dificuldade pelos vasos, podendo causar alguns sintomas, como dor de cabeça, tonturas e até mesmo infarto.

Qual a indicação para transfusão de hemácias?

  • A indicação para que seja realizada a transfusão de concentrado de hemácias, deve ser criteriosa e individual, de acordo com o fator determinante: estado hemodinâmico do paciente, anemia aguda, classificação de Baskett. Sobre a indicação de concentrado de hemácias o Ministério da Saúde (2008, p. 29) alerta:

Quais são os procedimentos especiais de hemocomponentes?

  • Irradiação, Desleucocitação, Lavagem e redução de volume de Procedimentos especiais: hemocomponentes Procedimentos especiais: Desleucocitação, Irradiação, Lavagem e redução de volume de hemocomponentes Bióloga Isabel Cristina Freitas

Quais são as vantagens dos hemocomponentes?

  • Tais particularidades, tornam indispensável a ra- cionalização na utilização dos hemocomponentes, considerando sem- pre a segurança do doador, do receptor e a disponibilidade de acesso.

Por que o uso de sangue e hemocomponentes?

  • O uso de sangue e hemocomponentes é uma prática cara para o SUS, que necessita e utiliza tecnologia de ponta e recursos humanos alta- mente especializados, e tem seu fornecimento diretamente relacionado à doação voluntária.