:

Qual é o substantivo de portanto?

Índice:

  1. Qual é o substantivo de portanto?
  2. O que pode substituir por conseguinte?
  3. O que nos indica a palavra portanto?
  4. O que substitui Mas também?
  5. Quais são os sinônimos de portanto?
  6. O que é sinônimo exemplo?
  7. Quando se usa por conseguinte?
  8. Pode iniciar uma frase com a palavra portanto?
  9. O que pode substituir a palavra como?
  10. Será que o “portanto” vai funcionar em todas as frases?
  11. Qual o significado do termo “portanto”?
  12. Por que não adicionar a vírgula de “portanto”?

Qual é o substantivo de portanto?

Portanto é uma conjunção coordenativa conclusiva com significado de por conseguinte e por isso. É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação.

O que pode substituir por conseguinte?

13 sinônimos de por conseguinte para 1 sentido da expressão por conseguinte: De modo consequente: 1 isto posto, consequentemente, à vista disso, assim, assim sendo, dessa forma, dessa maneira, desse modo, em consequência, logo, por consequência, por isso, portanto.

O que nos indica a palavra portanto?

Portanto é uma conjunção utilizada para indicar a conclusão de uma ideia anterior dentro de uma frase. De acordo com a gramática da língua portuguesa, as conjunções são palavras que agem como ligações entre diferentes orações ou termos de mesmo valor gramatical.

O que substitui Mas também?

6 mas, porém, todavia, contudo.

Quais são os sinônimos de portanto?

1 por conseguinte, logo, consequentemente, por isso, assim sendo, por consequência, em vista disso, à vista disso, sendo assim, desse modo, dessa forma, dessa maneira, isto posto, destarte, dessarte, por isto, deste modo, desta forma, desta maneira, então, assim, pois.

O que é sinônimo exemplo?

Sinônimo e antônimo Enquanto sinônimos são palavras com o mesmo sentido (ou pelo menos muito parecidos), um antônimo é uma palavra que tem o sentido contrário de uma palavra. Por exemplo: bonito e feio, perto e longe, permitido e proibido, velho e novo, fiel e infiel, paciente e impaciente, etc.

Quando se usa por conseguinte?

"Por conseguinte" tem o significado de "em "em consequência de algo", "consequentemente", "portanto", "por isso", "então", "em razão disso" (NOTE QUE "por isso", "então", "portanto", "em razão disso", nesse caso, não indicam causa, nem explicação, nem conclusão; trata-se de um tipo de subordinação, mas que é apenas uma ...

Pode iniciar uma frase com a palavra portanto?

Portanto” é uma conjunção adverbial que pode ser usada como transição entre frases e parágrafos. Ela mostra causa e efeito entre duas orações separadas, por isso não pode ser empregada no começo de um parágrafo ou como parte de uma sentença independente.

O que pode substituir a palavra como?

1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. Exemplo: Como você quer que a limpeza seja feita? Na indicação de modo: 2 da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que.

Será que o “portanto” vai funcionar em todas as frases?

  • O “portanto” não vai funcionar em todas as frases. Ele tem um significado bem específico e só deve ser usado em certas situações. A melhor maneira de lembrar quando deve empregá-lo é se perguntar se quer mostrar causa e efeito. Em outras palavras, a primeira oração leva ou causa a segunda?

Qual o significado do termo “portanto”?

  • Por exemplo, “portanto” pode ser usado para separar trechos como: “A Califórnia é um estado litoral. Ela tem muitas praias.”. Você reescreveria dessa forma: “A Califórnia é um estado litoral; portanto, tem muitas praias.”.

Por que não adicionar a vírgula de “portanto”?

  • Sem a vírgula, não há pausa depois de “portanto”. Porém, se você adicionar a vírgula, dirá ao leitor para fazer um pequeno intervalo após a palavra. A sentença corrigida ficaria assim: “Eu amo estar na natureza.