O que é concordância verbal e exemplos?
Índice:
- O que é concordância verbal e exemplos?
- Como é a concordância verbal que usamos no dia dia?
- Quais são os erros de concordância?
- Quais são os tipos de concordância verbal?
- O que você entende por concordância verbal?
- Como saber se a concordância verbal está correta?
- Quais são as regras de concordança nominal?
- Quais são as principais concepções de gramática?
- Por que o adjetivo concorda com o mais próximo?
- Como concordar com um substantivo de gênero?
O que é concordância verbal e exemplos?
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
Como é a concordância verbal que usamos no dia dia?
A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.
Quais são os erros de concordância?
Os cavalos se soltaram e correram pelo campo. Coletivo: quando temos um sujeito coletivo, o verbo deve flexionar no singular, porque o coletivo é um vocábulo singular, que indica pluralização de elementos. No entanto, se esse coletivo vier especificado, o verbo pode ser flexionado no plural.
Quais são os tipos de concordância verbal?
Com os verbos dar, bater e soar, a concordância verbal pode ser feita de duas formas. Concordância verbal com o sujeito da oração, sendo dada ênfase ao substantivo, ou concordância verbal com o numeral que indica as horas, sendo dada ênfase ao verbo, O relógio da torre deu onze horas. (concordância com o sujeito)
O que você entende por concordância verbal?
Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata das alterações do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. Como regra geral o verbo concorda com o seu sujeito em pessoa e número: ... - Anteposto: nesse caso o verbo vai para o plural.
Como saber se a concordância verbal está correta?
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase.
Quais são as regras de concordança nominal?
- Regras de Concordância Nominal 1. Adjetivo e um substantivo. O adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo. Exemplo: Que pintura bonita! 1.1. Quando há mais do que um substantivo, o adjetivo deve concordar com aquele que está mais próximo. Exemplo: Que bonita pintura e poema!
Quais são as principais concepções de gramática?
- A primeira parte traz um breve histórico sobre a gramática; em seguida, numa abordagem ampla, são apresentadas as principais concepções de linguagem e algumas considerações sobre o ensino de Língua Portuguesa. Na segunda parte, é delimitado o contexto em que se insere o estudo.
Por que o adjetivo concorda com o mais próximo?
- Anteposto aos substantivos, o adjetivo concorda, em geral, com o mais próximo. Escolhestes mau lugar e hora. Os adjetivos regidos da preposição de, que se referem a pronomes neutros indefinidos (nada, muito, algo, tanto, que), normalmente ficam no masculino singular. Sua vida nada tem de misterioso. Seus olhos têm algo de sedutor.
Como concordar com um substantivo de gênero?
- Referindo-se dois ou mais substantivos de gêneros diferentes, o particípio concordará no masculino plural. Atingidos por mísseis, a corveta e o navio foram a pique. O pronome, quando se flexiona, concorda em gênero e numero com o substantivo a que se refere.