O que é mamográficos benignos categoria 2?
Índice:
- O que é mamográficos benignos categoria 2?
- O que é calcificações esparsas de aspecto benigno?
- Qual a possibilidade de benignidade da mamografia?
- Quais são os achados da mamografia?
- Como é utilizada a classificação de mamografia?
- Como classificar os achados do exame da mama?
O que é mamográficos benignos categoria 2?
BI-RADS 2 – Achados benignos - Esta categoria também representa um resultado sem indícios de malignidade. Entretanto, há presença de alterações benignas como calcificações benignas, linfonodos ou fibroadenomas calcificados.
O que é calcificações esparsas de aspecto benigno?
As calcificações mamárias são depósitos de cálcio que ocorrem na mama devido a um processo degenerativo das células mamárias. Esse processo pode ocorrer em decorrência do seu próprio envelhecimento ou de alguma doença benigna ou maligna da mama.
Qual a possibilidade de benignidade da mamografia?
- A categoria 2 da mamografia inclui achados que são tipicamente benignos, mas que devem ser mencionados, tais como cistos, alterações pós-cirúrgicas ou relacionadas ao tratamento prévio e implantes. A possibilidade de benignidade também é de 100%.
Quais são os achados da mamografia?
- Após a análise e interpretação dos achados da mamografia, além da comparação com seus exames anteriores, o radiologista faz a sua impressão final, onde é descrita a categorização dos achados. Existem sete categorias pelo sistema interpretação do BI-RADS® (0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6) e cada um implica em uma recomendação de conduta (quadro 1).
Como é utilizada a classificação de mamografia?
- Atualmente, a classificação é utilizada para outros testes de diagnóstico por imagem, como ressonância magnética e ultrassonografia. Antes da sua adoção por radiologistas brasileiros, não eram incomuns desentendimentos quanto à interpretação dos resultados de mamografias.
Como classificar os achados do exame da mama?
- Ou seja, uma descrição padronizada e clara dos achados do seu exame facilita a compreensão do significado do achado radiológico, melhorando a comunicação entre radiologistas e clínicos, como seu ginecologista ou mastologista. Além disso, o tutorial BI-RADS® criou categorias para classificar os achados do exame da mama.