Como usar a guia de Exú?
Índice:
- Como usar a guia de Exú?
- Como se cruza uma guia?
- Como limpar minha guia?
- Quando usar os fios de conta?
- Como se faz uma guia?
- Quando começou o uso de colares guias?
- Qual o significado de um colar infinito?
- Como os primeiros colares eram confeccionados?
- Por que não se sintam constrangidos por usarem colares?
Como usar a guia de Exú?
A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta. Caso não seja possível utilizá-la no pescoço por razões profissionais ou pessoais, pode-se fazer um saquinho branco pequeno para colocar a guia (como um patuá) e carregá-la na bolsa, carteira ou bolso.
Como se cruza uma guia?
Reze um Pai Nosso e uma Ave Maria, enquanto cruza (fazer o sinal da cruz) por cima do recipiente que contém a guia. Deixe a vela queimar totalmente, retire a guia do recipiente depois de 12 horas e então deixe secar naturalmente. Após isso pode ser usada normalmente.
Como limpar minha guia?
As guias devem ser lavadas com águas dos pontos de força da natureza a depender do Orixá correspondente.
Quando usar os fios de conta?
Fios de conta para que servem Fios de conta, também conhecidos como cordão ou colar de santo e guia, são colares usados por fiéis vinculados a religiões afro-brasileiras.
Como se faz uma guia?
Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos). Dê um nó na ponta, deixando um pedaço a mais sem contas e vá colocando-as até ficar de um tamanho que você goste.
Quando começou o uso de colares guias?
- O uso de adereços como colares guias, talismãs e pulseiras é tão antigo, que não se tem uma data certa de quando essa prática iniciou. O que pode-se constatar, é que eles sempre tiveram um significado muito amplo por entre as culturas.
Qual o significado de um colar infinito?
- Muitas pessoas gostam de adicionar um colar infinito ou uma pulseira infinito para seu conjunto básico diário. O significado por trás de um colar infinito é realmente muito bonito - simboliza a eternidade, o empoderamento e o amor eterno. Para qualquer um, o símbolo do infinito pode significar coisas diferentes.
Como os primeiros colares eram confeccionados?
- Dentes, Unhas, Maços de Cabelos… Os primeiros colares não eram confeccionados com miçangas coloridas e polidas como as guias de hoje. Alguns elementos eram bem diferentes. Crinas e unhas de animais, cabelos humanos, pedaços de ossos eram alguns dos componentes das vovós da guia.
Por que não se sintam constrangidos por usarem colares?
- E ainda pontua “irmãos (ãs) umbandistas, não se sintam constrangidos (as) por usarem em público colares ou “guias”, pois não é em nada diferente do que todo mundo faz ”. No livro ele também descreve a relação que reis, rainhas, imperadores dentre outras figuras tinham com esses adereços.